Motos na expressa: a cada 15 segundos, uma infração
por Renato Machado e Rodrigo Burgarelli - O Estado de S.Paulo
Por não render multas nos primeiros dias, muitos motociclistas desrespeitaram a proibição na pista expressa da Marginal do Tietê, ontem, primeiro dia da regra. A reportagem do Estado contou o fluxo de motos no sentido Ayrton Senna na tarde de ontem, entre as 15h e 16h. Em média, uma moto passava pela pista a cada 15 segundos.
Das 1.287 motocicletas que passaram pela pista em uma hora, 246 percorriam a pista expressa. Isso significa que 19,1% dos motociclistas ignoraram a nova regra e preferiram trafegar pelas pistas mais rápidas - a velocidade máxima para veículos leves na expressa é de 90 km/h, contra 70 km/h na outras duas.
A pista preferida pelos motociclistas, no entanto, foi a intermediária, com 564 motos (43,8% do total). Em segundo lugar ficou a local - lá, foram contabilizadas 477 (37,1%).
O objetivo da restrição do tráfego de motos nas faixas expressas é diminuir o número de mortes de motociclistas na via. A Marginal do Tietê registra o maior número de acidentes fatais em São Paulo.
No entanto, especialistas acreditam que a adesão às novas regras só deverá acontecer mesmo quando for iniciada a cobrança de multa - marcada para o dia 15. Até lá, a restrição será educativa e ninguém será autuado.
Fiscalização. O secretário Marcelo Cardinale Branco informou que vai contratar seis radares em forma de pistola para a fiscalização. Passado o período de adaptação, quem circular nas faixas expressas será multado em R$ 85,12 e receberá quatro pontos na carteira.
Dos 350 mil veículos que trafegam diariamente na Marginal do Tietê, cerca de 45 mil são motos.
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/
Por não render multas nos primeiros dias, muitos motociclistas desrespeitaram a proibição na pista expressa da Marginal do Tietê, ontem, primeiro dia da regra. A reportagem do Estado contou o fluxo de motos no sentido Ayrton Senna na tarde de ontem, entre as 15h e 16h. Em média, uma moto passava pela pista a cada 15 segundos.
Das 1.287 motocicletas que passaram pela pista em uma hora, 246 percorriam a pista expressa. Isso significa que 19,1% dos motociclistas ignoraram a nova regra e preferiram trafegar pelas pistas mais rápidas - a velocidade máxima para veículos leves na expressa é de 90 km/h, contra 70 km/h na outras duas.
A pista preferida pelos motociclistas, no entanto, foi a intermediária, com 564 motos (43,8% do total). Em segundo lugar ficou a local - lá, foram contabilizadas 477 (37,1%).
O objetivo da restrição do tráfego de motos nas faixas expressas é diminuir o número de mortes de motociclistas na via. A Marginal do Tietê registra o maior número de acidentes fatais em São Paulo.
No entanto, especialistas acreditam que a adesão às novas regras só deverá acontecer mesmo quando for iniciada a cobrança de multa - marcada para o dia 15. Até lá, a restrição será educativa e ninguém será autuado.
Fiscalização. O secretário Marcelo Cardinale Branco informou que vai contratar seis radares em forma de pistola para a fiscalização. Passado o período de adaptação, quem circular nas faixas expressas será multado em R$ 85,12 e receberá quatro pontos na carteira.
Dos 350 mil veículos que trafegam diariamente na Marginal do Tietê, cerca de 45 mil são motos.
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