sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Prestação de motos vai cair 6% com IOF menor

por AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A redução de 3,38% para 0,38% no imposto sobre operações financeiras (IOF) sobre o financiamento de motocicletas deve representar uma queda de 6% nas prestações. Numa parcela de R$ 200, comum no segmento, a economia será de R$ 12 ao mês, calculam os fabricantes.

Anunciada na quarta-feira, a medida entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. Faz parte do pacote de ações que o governo federal vem adotando para reanimar as vendas de veículos, em queda por causa da falta de crédito. A redução do imposto vai ajudar, diz Mário Sérgio Franco, sócio da Dafra, fabricante de motos em Manaus (AM). Ele reclama, porém, que o crédito continua escasso. Antes, de cada 100 fichas, 45 eram aprovadas; agora, são no máximo 30.?

Pedro Schwambach, do grupo Parvi, com 40 lojas em vários Estados, concorda que a falta de crédito é o principal inibidor dos negócios. As vendas do grupo passaram de uma média de 2 mil motos ao mês para 1,2 mil. Para Schwambach, apesar de bem-vinda, a redução do IOF não é relevante. ?Tenho cliente, tenho fluxo, o que não tenho é aprovação de crédito.?

Em outubro, as vendas em todo o País caíram 18,5% ante setembro, para 150,1 mil motos, e 12,2% ante igual mês de 2007, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Pelo menos 75% das vendas são financiadas. Na primeira quinzena de novembro somaram 69.834 motos, uma retração de 10,7% ante outubro e de 14,5% ante igual período de 2007. Fábricas em Manaus, como a Honda e a Dafra, anunciaram férias coletivas e podem demitir.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=1732