Controlar é cobrada por dados sobre inspeção em SP
por SOLANGE SPIGLIATTI - Agência Estado
O promotor Silvio Hiroshi Oyama, da Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, enviou uma notificação, no último dia 20 de outubro, à empresa Controlar, responsável pela inspeção veicular ambiental em São Paulo, cobrando informações sobre os procedimentos na hora da inspeção, entre outros assuntos.
De acordo com a notificação, a Controlar tem o prazo de 15 dias, a contar do seu recebimento, para prestar as informações sobre como e com que frequência as máquinas que realizam a medição dos gases dos veículos são calibradas e qual a empresa que realiza tal serviço. Também quer saber qual é a percentagem da ocorrência de veículos em boas condições que são reprovados no teste, os chamados "falsos positivos", e se o uso de combustível adulterado pode influenciar no resultado final da mediação dos gases.
Além disso, o promotor questiona um caso específico. "Como é possível um veículo ser reprovado na inspeção de gases e, um dia depois e sem ter sido efetuado qualquer reparo ou modificação, ser aprovado em outro centro de inspeção", conforme relato encaminhado por um médico que levou seu carro para a inspeção.
Em discussão no tópico: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=737
O promotor Silvio Hiroshi Oyama, da Promotoria de Justiça do Consumidor de São Paulo, enviou uma notificação, no último dia 20 de outubro, à empresa Controlar, responsável pela inspeção veicular ambiental em São Paulo, cobrando informações sobre os procedimentos na hora da inspeção, entre outros assuntos.
De acordo com a notificação, a Controlar tem o prazo de 15 dias, a contar do seu recebimento, para prestar as informações sobre como e com que frequência as máquinas que realizam a medição dos gases dos veículos são calibradas e qual a empresa que realiza tal serviço. Também quer saber qual é a percentagem da ocorrência de veículos em boas condições que são reprovados no teste, os chamados "falsos positivos", e se o uso de combustível adulterado pode influenciar no resultado final da mediação dos gases.
Além disso, o promotor questiona um caso específico. "Como é possível um veículo ser reprovado na inspeção de gases e, um dia depois e sem ter sido efetuado qualquer reparo ou modificação, ser aprovado em outro centro de inspeção", conforme relato encaminhado por um médico que levou seu carro para a inspeção.
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