Caminhões só poderão circular 12 horas por dia na Marginal do Tietê
por BRUNO RIBEIRO, FELIPE FRAZÃO - O Estado de S.Paulo
A Prefeitura anunciou ontem o início da proibição do trânsito de caminhões na Marginal do Tietê e em mais nove vias da cidade (que formam o minianel viário). Será das 4h às 10h e das 16h às 22h, a partir de 11 de dezembro. Mas as multas só começam em janeiro.
Estudada há pelo menos um ano, a medida foi a forma encontrada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para tentar forçar o transporte de cargas a usar o Rodoanel. A restrição adotada em outubro do ano passado na Marginal do Pinheiros, na Avenida dos Bandeirantes e em outras vias da zona sul também será ampliada em duas horas - passará a ser das 4h às 22h (hoje é das 5h às 21h).
Vias paralelas à Marginal do Tietê, como as Avenidas Marquês de São Vicente e Ermano Marchetti, e outras vias com restrição, como a Avenida Presidente Wilson (paralela à Avenida do Estado), que poderiam virar caminhos alternativos para caminhões, também serão vetadas para o transporte de carga. Continuam fora das restrições os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e o transporte, por exemplo, de materiais perecíveis.
A CET pretende incluir mais vias da zona norte na lista de locais restritos. A ideia é impedir que caminhoneiros achem outras rotas, a exemplo do que ocorreu na região do Morumbi, na zona sul, quando teve início a proibição na Marginal do Pinheiros.
Velocidade. Por dia, segundo a CET, 158 mil caminhões passam pelas dez vias com restrição. O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, estima que essas vias tenham ganho de 20% na velocidade média. Hoje, a média pela manhã da Marginal é de 60 km/h e, à tarde. 45 km/h. Passará, segundo a CET, para 72 km/h na manhã e 54 km/h à tarde.
Nos próximos dias, terá início a instalação de 600 placas de trânsito informando as proibições - e só depois haverá a cobrança de multa. A fiscalização vai ser feita por agentes e por 31 radares equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAPs).
A proibição na Marginal do Tietê estava atrelada à conclusão das obras de acesso da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, à Avenida dos Estados e a Mauá, no ABC - região cujas cidades também anunciaram restrição a caminhões nesta semana. Até o Trecho Leste ficar pronto, em 2013, a Jacu servirá como um "mini Trecho Leste" do Rodoanel, ligando a pista atual à Rodovia Ayrton Senna e à Via Dutra.
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A Prefeitura anunciou ontem o início da proibição do trânsito de caminhões na Marginal do Tietê e em mais nove vias da cidade (que formam o minianel viário). Será das 4h às 10h e das 16h às 22h, a partir de 11 de dezembro. Mas as multas só começam em janeiro.
Estudada há pelo menos um ano, a medida foi a forma encontrada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para tentar forçar o transporte de cargas a usar o Rodoanel. A restrição adotada em outubro do ano passado na Marginal do Pinheiros, na Avenida dos Bandeirantes e em outras vias da zona sul também será ampliada em duas horas - passará a ser das 4h às 22h (hoje é das 5h às 21h).
Vias paralelas à Marginal do Tietê, como as Avenidas Marquês de São Vicente e Ermano Marchetti, e outras vias com restrição, como a Avenida Presidente Wilson (paralela à Avenida do Estado), que poderiam virar caminhos alternativos para caminhões, também serão vetadas para o transporte de carga. Continuam fora das restrições os Veículos Urbanos de Carga (VUCs) e o transporte, por exemplo, de materiais perecíveis.
A CET pretende incluir mais vias da zona norte na lista de locais restritos. A ideia é impedir que caminhoneiros achem outras rotas, a exemplo do que ocorreu na região do Morumbi, na zona sul, quando teve início a proibição na Marginal do Pinheiros.
Velocidade. Por dia, segundo a CET, 158 mil caminhões passam pelas dez vias com restrição. O secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, estima que essas vias tenham ganho de 20% na velocidade média. Hoje, a média pela manhã da Marginal é de 60 km/h e, à tarde. 45 km/h. Passará, segundo a CET, para 72 km/h na manhã e 54 km/h à tarde.
Nos próximos dias, terá início a instalação de 600 placas de trânsito informando as proibições - e só depois haverá a cobrança de multa. A fiscalização vai ser feita por agentes e por 31 radares equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAPs).
A proibição na Marginal do Tietê estava atrelada à conclusão das obras de acesso da Avenida Jacu-Pêssego, na zona leste, à Avenida dos Estados e a Mauá, no ABC - região cujas cidades também anunciaram restrição a caminhões nesta semana. Até o Trecho Leste ficar pronto, em 2013, a Jacu servirá como um "mini Trecho Leste" do Rodoanel, ligando a pista atual à Rodovia Ayrton Senna e à Via Dutra.
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