quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Proibir, proibir e proibir...

por Jovi - MotosCustom.com.br

Recentemente um grande barulho dominou os noticiários e a mídia especializada em duas rodas, tratava-se da proposta de proibição de garupas em motocicletas no Estado de São Paulo. A idéia, era reduzir o número de assaltos utilizando a motocicleta como meio, embora os assaltos só seriam possíveis devido as armas dos bandidos e a falta de policiamento, os deputados decidiram que precisavam combater os veículos de duas rodas.

Partindo do mesmo princípio genial a CET e a Prefeitura decidiram reduzir o número de acidentes de trânsito com motos, e usando essa justificativa proibiram o uso dessas nas vias expressas da Marginal do Tiête. Como são ineficientes em aplicar a lei e fiscalizar os excessos de motoristas e motociclistas no trânsito, resolveram proibir a circulação do veículo.

Embora cada vez mais parece que a culpa é do veículo, muitos motociclistas continuaram a morrer nas Marginais do Tiête, mesmo na via local.

Para 2012 as autoridades no máximo de suas capacidades criativa resolveram que o mesmo deverá ser aplicado as Marginais do Pinheiros.

Quem circula de moto nessas vias sabe que a sinalização é extremamente precária e não indica claramente - com a devida antecipação - os pontos onde as motos podem ou não circular. Placas pequenas indicam a proibição geralmente 200 metros dentro do acesso e quando fica visível já é tarde. Basta alguns minutos nas vias para ver motociclistas cometendo "barbeiragens" para tentar sair da via expressa.

A via Local das Marginais tem um grave problema para os motociclistas, os carros que estão na via Expressa acessam a via Local pela esquerda dela, muitas vezes sem olhar e em velocidade superior por que na via Expressa podem andar em velocidade mais alta que a permitida na via Local, por isso tem preferência no acesso a via Local, além disso os carros que estão a esquerda que vieram da via Expressa, ou que estão circulando por ela mudam muito mais de faixa em razão da necessidade de acessar as travessas da Marginal que são muitas.

Outro problema são os carros que saem dessas travessas para acessar a local, na maioria dos casos as pessoas não sabem dirigir e precisam de duas faixas para entrar a direita, além de serem completamente cegas ou simplesmente ignorarem as motos que cruzam a sua frente.

Para completar é na via Local onde se localizam os ônibus e caminhões em maior número, com a proibição a Prefeitura e a CET juntam todas as motos, ônibus e caminhões na mesma faixa, sendo que a agilidade e tamanho das motos não é compatível com esses veículos maiores, o que torna a vida do motociclista mil vezes pior com muito mais risco de acidentes fatais.

Em 2011 foram noticiados muitos acidentes fatais na via Local da Marginal Tiête, no entanto a CET e a Prefeitura divulgam os números que são convenientes e tornam a vida do cidadão seu laboratório de experiências. Prova disso foi a ampla divulgação na mídia sobre a preferência dos motociclistas em cruzar da Zona Sul para a região Central e Norte através da Moto Faixa. A ideia tinha tudo para dar errado. Após alguns meses houve aumento no número de atropelamentos e com isso a Moto Faixa foi desativada. Um dos principais fatores que atribuo a isso é que a Av. 23 de Maio - que seria o alvo dessa ideia - é um corredor livre e direto, enquanto a Moto Faixa foi instalada nas avenidas com maior circulação de pedestres e com muitos semáforos o que proporciona o cenário ideal para trânsito congestionado e motos em movimento com pedestres entre os carros. Nenhum motocilista que pudesse utilizar a 23 de Maio iria preferir esse novo trajeto, mas a estatística da Prefeitura informou o contrário.

Uma particularidade da Marginal Pinheiros é que ela não possui uma via Local em toda sua extensão nos dois sentidos, apenas alguns trechos de via Local em partes específicas e alguns acessos são pela via Expressa através de viadutos o que vai gerar uma confusão sem tamanho.

O próximo passo será proibir que se ande de moto à noite, talvez para impedir assaltos ou talvez para impedir acidentes noturnos, o fato é que a Motocicleta é a culpada e com isso vamos perdendo direitos.  Add to Google
Em discussão no tópico: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=373