sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Policial suspeito de homicídio no trânsito é denunciado pelo MP


por G1/BA

O investigador da Polícia Civil suspeito de matar o empresário Silvio Ricardo Andrade, 41 anos, no trânsito, em Salvador, foi denunciado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na quinta-feira (3). De acordo com o MP, a denúncia foi feita pelo promotor de Justiça Nivaldo dos Santos Aquino, que pediu também que a prisão preventiva do policial seja mantida.
Segundo o Ministério Público, o policial responderá por homicídio qualificado, por motivo torpe e com impossibilidade de defesa da vítima. O crime ocorreu no dia 19 de outubro de 2012, na Avenida ACM, uma das mais movimentadas da capital baiana.

O MP-BA informou que, conforme consta no inquérito policial, o suspeito agiu após a vítima fazer uma manobra no trânsito e quebrar o retrovisor do carro do policial. Em nota, o Ministério Público afirma que após o incidente houve uma discussão entre o motociclista e o investigador que acabou atirando na vítima com uma pistola ponto 40. Em nota, o promotor acrescenta que “ficou evidente na hedionda prática homicida, o ‘ingrediente da surpresa’, pois o acusado abateu a vítima sem lhe permitir qualquer possibilidade de defesa”.

Investigações

O policial civil suspeito de matar o empresário e motociclista Silvio Ricardo Andrade tem 43 anos e foi preso no dia 23 de outubro durante uma audiência na Vara de Violência Doméstica, onde responde por agressão contra a mãe. O investigador é lotado na Delegacia de Defesa do Consumidor (Codecon), em Salvador.
De acordo com a polícia, o suspeito foi identificado após investigadores da 2ª Delegacia de Homicídios analisarem os dados da arma de onde partiram os disparos contra o empresário e detectaram que pertencia ao agente.

A polícia informou que utilizou um sistema eletrônico de identificação balística, que apontou a relação entre o projétil encontrado no dia do crime e a arma do policial. "O laudo é bastante técnico, que dá uma precisão de 99,99% de certeza que o projétil encontado foi deflagrado através desta arma. Os álibes e as testemunhas do policial não confirmaram [a versão de inocência apresentada pelo suspeito], o que de fato aumentam os indícios contra esse policial. E ainda há o argumento de que a arma não saiu de sua posse desde que foi cargueada na Polícia Civil", explicou Maurício Barbosa, secretário da Segurança Pública.

O empresário morto era dono de uma oficina de carros em Salvador e morava no Litoral Norte. Ele morreu no trajeto que fazia diariamente para trabalhar. Segundo perícia feita no local do crime, o homem foi morto com dois tiros. Um deles atingiu o peito da vítima. Uma bala também pegou na mochila do comerciante, que morreu no local.
Segundo a polícia, a discussão no trânsito começou a uns 400 metros do local do crime. O motociclista, mesmo baleado, ainda conseguiu pilotar até o trecho bem em frente à rodoviária de Salvador, onde caiu.

(Foto: Reprodução TV Bahia)

Revolta

Amigos e parentes do empresário se uniram e colocaram mensagens em ao menos 20 placas  de publicidade espalhadas por Salvador. No texto, incentivam a denúncia de testemunhas à polícia e apontam crime de execução no trânsito.

"Nós estamos muito abalados, principalmente porque ele sempre foi uma pessoa muito da paz, tranquila, na dele, só cuidava do esporte, campeão de motovelocidade. O que a gente quer dizer é que a gente seja mais tolerante no trânsito, as pessoas não podem sair de manhã, armadas e por um motivo tão pequeno atirar e terminar matando uma pessoa.

Em nome da família eu queria que isso não acontecesse com ninguém. Nós não queremos que aconteça com ninguém. A gente espera que o crime seja punido, que a justiça se faça", disse na ocasião Tina Rocha, cunhada da vítima.


Add to Google
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/