quinta-feira, 25 de julho de 2013

Região Norte tem mais motos que habilitados

Frota do Amazonas supera em 30% o número de carteiras expedidas na categoria A


Um estudo elaborado com base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) demonstra que os Estados da Região Norte têm mais motos nas ruas do que pessoas habilitadas na categoria A, aquela para condutores de veículos motorizados de duas e três rodas. 
A frota do Amazonas, por exemplo, tem 221.910 motocicletas, mas somente 155.124 motociclistas habilitados, discrepância de 30%. No Pará, para 667.452 motos há 585.428 condutores com carteira A, diferença de 7%. “Sem esse preparo mínimo, o motociclista está mais sujeito a falhas no controle do veículo, negligência aos equipamentos de segurança e desconhecimento de regras para circular nas cidades”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo, associação que reúne fabricantes do setor. 
Em dez anos, a frota de motos da Região Norte aumentou 4,3 vezes, passando de 408 mil para 1,8 milhão entre 2003 e 2013. Em todo o Brasil, o avanço médio foi de 3,3 vezes. Em Manaus (AM), o crescimento do volume de motos no período foi de 3,8 vezes, também superando a alta nacional. A Região Norte também se destaca na relação de habitantes por motocicleta. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio deste ano havia 9 habitantes/moto, enquanto a média nacional era de cerca de 10/1. Em Manaus são 15/1. 
Dez anos atrás, a proporção em toda a Região Norte era de 34 habitantes por moto e a média nacional, de 28/1. A partir dessas informações, a Abraciclo programou para Manaus até o dia 27 de julho a 17ª edição do Moto Check-Up, evento gratuito em que os veículos de duas rodas passam por uma verificação de sistemas mecânico e elétrico e seus pilotos recebem orientações de segurança e manutenção. Fonte: Automotive Business  Add to Google
Visite o fórum e participe dos debates: http://motoscustom.com.br/forum/