terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Direção Defensiva Motociclistas!

Por: Maria Salete da Silva - Especialista em Psicologia no Trânsito

A economia de tempo e também de combustível, somada ao prazer de pilotar por muitos motociclistas, faz com que a motocicleta seja o veículo mais vendido nos últimos anos nas grandes metrópoles.

Mas o que muitos condutores desse veículo ágil e prático não sabem é que o fato de serem motociclistas não justifica o envolvimento deles em acidentes.

O que quero dizer é que não precisamos acreditar na falsa afirmação que todo motociclista, mais cedo ou mais tarde, tem que se machucar.

No trânsito, com certeza o motociclista é o mais frágil, mas ao mesmo tempo esse condutor tem maiores vantagens sobre o motorista e ele deve fazer uso disso com segurança considerando que 95% dos acidentes são evitáveis.

O motociclista tem uma possibilidade maior de visão sobre o trânsito; diferente dos motoristas de carro de passeio que são em maior número nas vias das grandes cidades.

Mas não é só isso. Além de ver sobre os carros, o motociclista tem uma mobilidade maior e pode mover-se dentro da faixa de rolamento o que faz com que ele agilize ainda mais a sua locomoção.

Começa então, o conflito entre os motoristas e os motociclistas:

Os motoristas reclamam da audácia dos motociclistas no trânsito e de sua imprudência quanto circulam no “corredor” entre os carros.

Por sua vez, os motociclistas reclamam que os motoristas não respeitam os motociclistas e mudam de faixa de rolamento sem sinalizar com a seta.

Pronto: o caos está formado e, claro, cada um justificando a sua atitude de acordo com a sua conveniência.

O motorista, quando reclama da imprudência do motociclista esquece que, como qualquer outra pessoa, quando precisa de uma entrega rápida pede para um motociclista fazê-lo e mais: exige a urgência do trabalho realizado e quer que o produto seja entregue o mais rápido possível.

Já o motociclista reclama que o motorista o “fecha” no trânsito e muda de faixa sem sinalizar com seta e, quando cobra isso, esquece que ele mesmo não costuma ter essa atitude e se é assim, como pode exigir isso do outro.

Outra questão que todos fazem:

O motociclista ainda pode ou não pode usar o “corredor”? (espaço entre as faixas de rolamento)

Muitos motociclistas não sabem disso, mas o artigo 56 do Código de Trânsito Brasileiro que proibia essa circulação, foi vetado e, com isso a moto não precisa usar o espaço de um outro veículo de quatro rodas.

Mas, isso requer atenção, pois o “corredor” não fica como exclusividade do motociclista. Pelo contrário; É preciso que a regra sobre distância de segurança seja mantida e dessa forma, quando todos veículos estão transitando com fluidez, as motocicletas devem circular utilizando o espaço como os outros veículos já que não existe o que justifique outra atitude.

Agora, quando o trânsito fica congestionado, os carros tendem a se locomover muito pouco ou quase nada, então é o momento dos motociclistas fazerem uso do corredor e também do que a motocicleta tem de melhor: agilidade, praticidade, economia de tempo, pois estão novamente em vantagem quando os motoristas estão parados no trânsito, sem condições de mudarem de faixa e gerarem acidentes com os motociclistas, e estes então, seguem livre pelos corredores com o máximo de segurança.

Motociclistas, 95% dos acidentes são evitáveis.

Pensem Nisso! 


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/