Divergências sobre as novas medidas anunciadas pela CET
por Folha de São Paulo
Especialistas divergem sobre eficácia das novas medidas anunciadas pela CET
As medidas anunciadas ontem pela CET são alvo de questionamentos e divergências entre especialistas em transporte.
A mais contestada é a criação de uma faixa exclusiva para as motocicletas na 23 de Maio. Já a restrição a esses veículos na pista expressa das marginais é motivo de críticas e elogios.
A principal reclamação é do consultor Horácio Augusto Figueira. "Estão atacando as conseqüências, não as causas. O problema está no comportamento do motociclista, que é inadequado, e não na via. Eles vão se matar em outra avenida", diz ele, para quem a prioridade deveria ser multar as motos que rodam entre os carros.
Marcos Bicalho, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e Jaime Waisman, professor da USP (Universidade de São Paulo), concordam com essa regra.
"A velocidade ali é muito alta. É até possível que só transfira os acidentes [de lá para outros pontos], mas talvez as condições em outras pistas sejam mais favoráveis", diz Waisman.
"Algo realmente precisava ser feito", disse Bicalho. Para ele, porém, se a proibição à circulação das motos entre as faixas dos carros estivesse valendo pelo código de trânsito desde 1998 -ela foi vetada na época-, teria sido mais eficaz.
"Foi criado esse hábito ao longo do tempo, que é difícil de mudar hoje", diz. Há especialistas, porém, que defendem a punição mesmo assim, com base em outros artigos da lei -como não guardar distância segura ou ultrapassar pela direita.
Os três técnicos ouvidos pela Folha consideraram um equívoco a retirada de espaço da 23 de Maio para criar uma faixa de motos, priorizando um veículo que não é coletivo. Há um projeto de corredor de ônibus na via que nunca saiu do papel.
Bicalho, da ANTP, diz temer que a condição de segurança do motociclista seja até prejudicada por haver muitos acessos na avenida -que requerem a entrada e a saída da pista exclusiva a todo momento.
Especialistas divergem sobre eficácia das novas medidas anunciadas pela CET
As medidas anunciadas ontem pela CET são alvo de questionamentos e divergências entre especialistas em transporte.
A mais contestada é a criação de uma faixa exclusiva para as motocicletas na 23 de Maio. Já a restrição a esses veículos na pista expressa das marginais é motivo de críticas e elogios.
A principal reclamação é do consultor Horácio Augusto Figueira. "Estão atacando as conseqüências, não as causas. O problema está no comportamento do motociclista, que é inadequado, e não na via. Eles vão se matar em outra avenida", diz ele, para quem a prioridade deveria ser multar as motos que rodam entre os carros.
Marcos Bicalho, da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), e Jaime Waisman, professor da USP (Universidade de São Paulo), concordam com essa regra.
"A velocidade ali é muito alta. É até possível que só transfira os acidentes [de lá para outros pontos], mas talvez as condições em outras pistas sejam mais favoráveis", diz Waisman.
"Algo realmente precisava ser feito", disse Bicalho. Para ele, porém, se a proibição à circulação das motos entre as faixas dos carros estivesse valendo pelo código de trânsito desde 1998 -ela foi vetada na época-, teria sido mais eficaz.
"Foi criado esse hábito ao longo do tempo, que é difícil de mudar hoje", diz. Há especialistas, porém, que defendem a punição mesmo assim, com base em outros artigos da lei -como não guardar distância segura ou ultrapassar pela direita.
Os três técnicos ouvidos pela Folha consideraram um equívoco a retirada de espaço da 23 de Maio para criar uma faixa de motos, priorizando um veículo que não é coletivo. Há um projeto de corredor de ônibus na via que nunca saiu do papel.
Bicalho, da ANTP, diz temer que a condição de segurança do motociclista seja até prejudicada por haver muitos acessos na avenida -que requerem a entrada e a saída da pista exclusiva a todo momento.
Em discussão no tópico:
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