quinta-feira, 28 de maio de 2009

Balanço da indústria de motos

por Equipe MOTO.com.br

Após a implantação das medidas de incentivo do Governo Federal, como a isenção da taxa da COFINS, o setor de duas rodas apresentou incremento.Segundo dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) em abril 152.064 unidades foram vendidas, 26,2% a mais do que em março. No entanto, este volume ainda é 16,2% inferior ao total comercializado no mesmo mês de 2008.Com o registro de 130.902 motocicletas, a produção também acompanhou a melhora, mas apresentou apenas 3,6% de aumento em relação a março, quando 126.295 unidades saíram das linhas de montagem do Pólo Industrial de Manaus. No comparativo entre os meses de abril de 2008 e 2009, a queda é de 31,4%.De acordo com Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da Abraciclo, as medidas do Governo mantiveram o mercado aquecido e otimista para uma retomada no crescimento. “Ainda não se pode comemorar os resultados, mas os números provam que o consumidor continua buscando o melhor custo-benefício para mobilidade e transporte”, afirma.

Exportações

As vendas para o mercado externo apresentaram queda de 68% comparado aos números de março. As 2.452 motocicletas exportadas este mês ainda representaram queda de 79,3% em relação às unidades comercializadas em abril de 2008. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=78

Mudanças no Código de Trânsito

por Redação Revista Mundo Moto

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deve mudar novamente até o fim de junho. Um projeto que propõe a revisão de todas as leis deve ser apresentado por uma subcomissão especial, criada em abril, para estudar as mudanças necessárias à legislação de trânsito no país. Atualmente, o Congresso Nacional tramita nada menos que 329 projetos de lei com propostas de alterações pontuais do CTB, que entrou em vigor em janeiro de 1998. As propostas vão desde a diminuição da idade mínima para dirigir - de 18 para 16 anos - até tornar obrigatória a instalação de uma "caixa preta" nos automóveis. Também estão previstas as alterações na mudança de velocidade máxima permitida nas rodovias, a obrigatoriedade de placa dianteira de identificação para motocicletas, a ampliação da vigência da permissão de dirigir para dois anos e a alteração dos padrões de excesso de velocidade, o aumento da idade mínima do passageiro de motos, criminalização como desobediência a ação de não entregar o documento de habilitação suspenso e previsão de multas mais pesadas para quem pratica "racha" ou força ultrapassagens. O objetivo é que a proposta seja apresentada à Comissão de Viação e Transporte até o início do recesso de julho e, então, enviada ao Plenário. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=422