segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Roubo de motos aumentou 28,3% este ano

por Antônio Werneck e Paulo Roberto Araújo

RIO - Um levantamento inédito feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) revela o que todo motociclista já percebia no dia a dia das ruas do Rio: o número de roubos (com violência) e furtos de motocicletas aumentou no estado este ano. Dados oficiais do ISP mostram que o roubo de moto aumentou 28,3 % nos primeiros cinco meses de 2009 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Segundo o ISP, 1.658 motos foram roubadas entre janeiro e maio de 2008, contra 2.128 no mesmo período deste ano. O número de furtos aumentou 18,6%, passando de 1.164 registros, nos cinco primeiros meses do ano passado, para 1.380, no mesmo período deste ano. Em maio de 2008, a frota de motocicletas circulando no Rio era de 547.250. Em maio deste ano, este número pulou para 624.483. Um aumento de de 14,53% de 2008 para 2009.

O delegado Márcio Mendonça, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), informou que a maioria das motocicletas roubadas são usadas por traficantes de drogas. Investigando o roubo e furto destes veículos no estado, ele descobriu quadrilhas especializadas atuando em grupos criminosos dentro das favelas. Apenas este ano, foram recuperadas mais de cem motocicletas roubadas em comunidades como Jacarezinho, Manguinhos e Mangueira. Na última grande apreensão, 40 motos estavam com traficantes.

Ladrões levam veículo e cobram para devolvê-lo

A Polícia Civil vai convocar motociclistas que tiveram motos roubadas e devolvidas após pagamento de resgate para tentar identificar as quadrilhas que praticam os sequestros em vários pontos da cidade, principalmente nas vias expressas, e escondem as motos em favelas. As motos esportivas, que custam até R$ 80 mil, são o alvo principal destas quadrilhas, que também levam motos de baixa cilindrada para praticarem assaltos ou para desmanche.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/