Estradas devem ter 35% mais multas por velocidade em 2011
por JOSÉ MARIA TOMAZELA/ , SOROCABA - O Estado de S.Paulo
De janeiro a agosto deste ano, foram aplicadas 1.943.249 multas por excesso de velocidade nas rodovias estaduais de São Paulo, conforme dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A média de 243 mil multas por mês deve crescer nos últimos meses do ano com o aumento no volume de tráfego no período de férias escolares e feriados prolongados. A previsão é de que o total de multas por infração ao limite de velocidade nas estradas chegue a 3,1 milhões neste ano. O aumento no número de autuações deverá ser de 35% em relação ao ano passado, quando foram aplicadas 2,3 milhões de multas.
O salto no número de multas supera o crescimento da frota total de veículos do Estado, que não deve chegar a 10% no ano todo. De janeiro a agosto, o número de veículos em circulação passou de 21,6 milhões para 22,5 milhões, aumento de 5%, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em parte o que pode explicar o número maior de multas é o aumento na fiscalização das rodovias. A Polícia Rodoviária Estadual passou a contar com mais 60 radares do tipo inteligente, isto é, com tecnologia para identificar, pelos caracteres das placas, os veículos em situação irregular. Agora, já são 102 desses equipamentos de alta precisão para flagrar, com baixíssima margem de erro, o excesso de velocidade.
O uso desses aparelhos levou a um aumento de quase 100% no número de apreensões de veículos nas rodovias estaduais. A apreensão, em média, de 10 mil veículos por mês lota os pátios das operadoras de guincho contratadas pelo DER.
No total, pelo menos 575 equipamentos de medição da velocidade operam em rodovias administradas pelo DER ou pelas concessionárias. Um em cada quatro desses radares é do tipo estático, operado sobre tripés por empresas prestadoras de serviços, e pode ter a localização alterada.
Filmagem. A fiscalização ainda ganhou outro aliado para reprimir abusos no trânsito: as câmeras de vigilância instaladas nas rodovias pelas concessionárias. De uma sala de controle, policiais rodoviários acompanham em tempo real a movimentação nas estradas e, além de autuar dali mesmo alguns tipos de infração, podem acionar equipes na pista para flagrar motoristas em excesso de velocidade. O modelo já funciona nos Sistemas Castelo-Raposo e Anhanguera-Bandeirantes e no Rodoanel.
Nota do Jovi: De nada adianta a fiscalização por câmeras se quando você sofre um acidente a polícia/autoridade se nega a fornecer as imagens para solucionar o acidente, isso aconteceu comigo diante de um "acidente" na Av. Rebouças com a Av. Faria Lima onde um ônibus passou o semáforo e me atingiu de moto, na ocasião o DSV subordinado a Secretaria Municipal de Transportes informou por carta que as duas câmeras do cruzamento não filmaram o acidente e tampouco o ônibus cruzando irregularmente conforme eu alego em processo que esta ocorrendo, no entanto disponibilizaram os vídeos editados e a empresa dona do ônibus (Transpass) é subordinada a SPTrans que também responde a Secretaria Municipal de Transporte, no processo a SPTrans ainda alegou que não é sua responsabilidade acompanhar processos por acidentes de trânsito.
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/
De janeiro a agosto deste ano, foram aplicadas 1.943.249 multas por excesso de velocidade nas rodovias estaduais de São Paulo, conforme dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A média de 243 mil multas por mês deve crescer nos últimos meses do ano com o aumento no volume de tráfego no período de férias escolares e feriados prolongados. A previsão é de que o total de multas por infração ao limite de velocidade nas estradas chegue a 3,1 milhões neste ano. O aumento no número de autuações deverá ser de 35% em relação ao ano passado, quando foram aplicadas 2,3 milhões de multas.
O salto no número de multas supera o crescimento da frota total de veículos do Estado, que não deve chegar a 10% no ano todo. De janeiro a agosto, o número de veículos em circulação passou de 21,6 milhões para 22,5 milhões, aumento de 5%, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em parte o que pode explicar o número maior de multas é o aumento na fiscalização das rodovias. A Polícia Rodoviária Estadual passou a contar com mais 60 radares do tipo inteligente, isto é, com tecnologia para identificar, pelos caracteres das placas, os veículos em situação irregular. Agora, já são 102 desses equipamentos de alta precisão para flagrar, com baixíssima margem de erro, o excesso de velocidade.
O uso desses aparelhos levou a um aumento de quase 100% no número de apreensões de veículos nas rodovias estaduais. A apreensão, em média, de 10 mil veículos por mês lota os pátios das operadoras de guincho contratadas pelo DER.
No total, pelo menos 575 equipamentos de medição da velocidade operam em rodovias administradas pelo DER ou pelas concessionárias. Um em cada quatro desses radares é do tipo estático, operado sobre tripés por empresas prestadoras de serviços, e pode ter a localização alterada.
Filmagem. A fiscalização ainda ganhou outro aliado para reprimir abusos no trânsito: as câmeras de vigilância instaladas nas rodovias pelas concessionárias. De uma sala de controle, policiais rodoviários acompanham em tempo real a movimentação nas estradas e, além de autuar dali mesmo alguns tipos de infração, podem acionar equipes na pista para flagrar motoristas em excesso de velocidade. O modelo já funciona nos Sistemas Castelo-Raposo e Anhanguera-Bandeirantes e no Rodoanel.
Nota do Jovi: De nada adianta a fiscalização por câmeras se quando você sofre um acidente a polícia/autoridade se nega a fornecer as imagens para solucionar o acidente, isso aconteceu comigo diante de um "acidente" na Av. Rebouças com a Av. Faria Lima onde um ônibus passou o semáforo e me atingiu de moto, na ocasião o DSV subordinado a Secretaria Municipal de Transportes informou por carta que as duas câmeras do cruzamento não filmaram o acidente e tampouco o ônibus cruzando irregularmente conforme eu alego em processo que esta ocorrendo, no entanto disponibilizaram os vídeos editados e a empresa dona do ônibus (Transpass) é subordinada a SPTrans que também responde a Secretaria Municipal de Transporte, no processo a SPTrans ainda alegou que não é sua responsabilidade acompanhar processos por acidentes de trânsito.
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