quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A epidemia de mortes de motociclistas no Brasil

por Jovi

O Estadão publicou hoje uma matéria sensacionalista (http://www.estadao.com.br/especiais/a-epidemia-de-mortes-de-motociclistas-no-brasil,153378.htm), diria até que provavelmente encomendada pelo Deputado Jooji Hato (PMDB), por que o título tras a comparação dos acidentes com mortes de motociclistas com uma epidemia.

Além do esforço incomum do jornal em chamar a atenção para o assunto, ainda compara os números de mortes de motociclistas com as mortes por motoristas de carros, como se fosse possível comparar.

Nenhum motociclista tem dúvida de que esta em situação desprevilegiada ao conduzir uma moto em caso de acidentes, ninguém se engana com isso.

O fato é que as motos raramente caem sozinhas, muitos acidentes tem causas relacionadas a abuso por motociclistas, outros em colisões com veículos maiores e ainda situações onde o meio é a causa (buracos em rodovias/ruahttp://www.blogger.com/img/blank.gifs, etc).

Lei nenhuma vai resolver o problema dos abusos, isso só será solucionado com educação, e não ocorre apenas com motociclistas, o noticiário esta cheio de notícias de acidentes envolvendo carros de luxo com condutores irresponsáveis, além disso não é uma questão de pessoas jovens apenas, no dia 08 de outubro de 2011 o Estadão publicou uma matéria (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,motorista-de-porsche-bate-em-2-carros-foge-e-e-detido-,782688,0.htm) onde um homem de 35 anos formando em engenharia bateu em dois carros (um deles bateu ainda em um terceiro veículo), hospitalizou uma pessoa e fugiu para sua casa no Morumbi. Não tem lei que resolva uma falta de carater dessas, ele só foi pego por que uma das vítimas seguiu o acusado.

O problema da colisão com outros veículos geralmente também esta ligado com o abuso de ambas as partes, num momento pelo motociclista que pode abusar da agilidade da moto e no outro com a falta de respeito dos motoristas de veículos maiores que cometem infrações, ambos não sinalizam mudanças de faixa, passam pelo semáforo vermelho, dirigem falando ao celular, dentre outros delitos que todos estão cometendo num verdadeiro caos do trânsito. A ineficiência e descaso dos orgão de fiscalização de trânsito deixa espaço para que o problema agrave ainda mais, afinal quem é multado por dirigir e falar ao celular nesse país?

A falta de sinalização, buracos, iluminação precária das vias é outro motivo, muitos acidentes ocorrem devido a esses fatores, enquanto se paga IPVA, inspeção veicular, DPVAT e inclusive o dinheiro das multas, que as prefeituras de todo o país incluiram em seus orçamentos como receita para pagar as mais variadas despesas, menos investir em educação de trânsito e sinalização a qual esse dinheiro se destina.

Enfim, acho que a reportagem de publicada hoje pelo jornal é muito sensacionalista por que mostra números que não ficam muito claro, parecem omitir o total da frota para efeito comparativo e não esclarece muito bem se o índice considerado é diário, semanal, mensal. Embora para São Paulo/SP a taxa apresentada de 2,8 deve ser relacionado a mortes diárias, totalizando uma média de 1.022 pessoas por ano. Por homicídio morreram em 2010 mais de 4.000 pessoas, e em 2011 o governo comemora (http://www.ssp.sp.gov.br/acoes/acoes_taxa-homicidios.aspx) o fato de no primeiro semestre a taxa de mortes por homicídio ter caido de 2.278 casos para apenas 2.000 mortes. Mesmo assim o destaque na capa do jornal são as mortes causadas por acidentes com motocicleta, sem levar em conta a participação de outros meios e veículos nesses acidentes.

Continuo acreditando que a mudança virá apenas, quando a mídia deixar de obedecer e cobrar o poder público pela educação no trânsito se unindo ao coro dos bons motociclistas que estão sofrendo cada dia mais com a pressão exagerada que esta sendo imposta. Um exemplo disso foi a recente lei do deputado Jooji Hato que proibe os motociclistas de levarem suas esposas e amigos na garupa de suas motos, em razão de uma segurança pública ineficiente.

Editado em 30/11/11: Hoje vi a matéria publicada no portal Terra onde um artigo apontava que o trânsito no estado de São Paulo matou mais que homicídios, fiquei até surpreso já que falei e comparei a morte de motociclistas com as mortes por homicídios, mas o que me chamou a atenção foram os números, segundo a materia do terra até outubro/2011 morreram 3.419 por homicídio, no entanto em matéria publicada no IG foram 4.303 homicídios, é uma diferença considerável e para variar são números distorcidos que embasam as notícias e estatísticas que vemos. Além disso nenhuma das reportagens trata da questão das causas reais das mortes no trânsito, até por que o poder público não esta realmente preocupado com os motivos para combater as reais causas, é mais fácil tampar o sol com a peneira, como já disse.

Na matéria do portal IG também foi citado: "Foram registrados 4.303 homicídios culposos (sem intenção) e 3.419 homicídios dolosos (com intenção). Mais de 95% dos homicídios culposos ocorrem em acidentes de trânsito." essa afirmação me deixou bastante confuso por que não entendi se foram portanto mais de 8.000 homicídos somando os culposos com os dolosos, e não ficou claro se os 95% dos homicíos culposos que foram em acidentes de trânsito também estão na estatística de mortes no trânsito, por que assim fica difícil de avaliar qualquer coisa. Add to Google
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