quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Caixa e Panamericano financiarão motos; BB reduz juros


por Reuters - Sérgio Spagnuolo e Alberto Alerigi Jr.

Os estatais Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil anunciaram nesta quarta-feira iniciativas para impulsionar a venda de motocicletas no país, segmento da indústria que tem amargado retração nos licenciamentos há meses.

A Caixa acertou uma parceria com o Banco Panamericano para financiamento de motos zero quilômetro, enquanto o Banco do Brasil reduziu juros e ampliou o escopo de seus empréstimos para incluir modelos a partir de 150 cilindradas. Anteriormente, o BB financiava apenas motos acima de 250 cilindradas.

A parceria da Caixa com o Panamericano vai permitir o financiamento de motos de até 100 cilindradas. O empréstimo poder envolver até a totalidade do valor do veículo, com um prazo de até 36 meses.

A Caixa é acionista minoritária do Panamericano, banco controlado pelo BTG Pactual.

"A participação de mercado do Banco Panamericano na originação de financiamento de motos é de aproximadamente 12 por cento e espera-se crescimento de 25 por cento até o final do ano", informou a Caixa em comunicado.

Já o programa do Banco do Brasil reduziu os juros mínimos de 1,34 por cento ao mês para 1,28 por cento, válido para motos novas ou fabricadas no ano.

O segmento de motocicletas tem registrado queda de vendas há vários meses por conta de maior restrição de financiamento pelos bancos após a alta na inadimplência no início do ano. Os segmentos de motos que vão até 150 cilindradas representam 88 por cento das vendas no país, de acordo com a associação que representa o setor, Abraciclo.

As vendas de motos acumulam queda anual de 13 por cento de janeiro a setembro, em 1,244 milhão de unidades, segundo a entidade que representa concessionários, Fenabrave. Em setembro apenas, houve retração de 18 por cento sobre agosto e de 34 por cento sobre um ano antes.

Na semana passada, a Caixa anunciou corte do juro mensal máximo para veículos, área na qual também atua com o Panamericano.

Mais cedo nesta quarta-feira, a instituição informou redução de até 60 por cento nas taxas de administração de fundos de investimento do banco.


Add to Google
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/