quarta-feira, 22 de maio de 2013

'Moto Resgate' garante agilidade em ocorrências de emergência em MG

Serviço com motocicleta foi implantado há menos de um mês em Uberaba. Cerca de cinco atendimentos são feitos ao dia pelos bombeiros. 



Em menos de um mês implantado no município de Uberaba, o serviço de “Moto Resgate” do Corpo de Bombeiros já atende, em média, cinco ocorrências por dia. O trabalho tem garantido agilidade nos primeiros socorros de vítimas de acidentes ou que requerem algum tipo de atendimento de emergência. 
Em atendimento a um menino de 10 anos que caiu e sofreu um corte de oito centímetros, a moto resgate levou cerca de cinco minutos do batalhão até à Escola Frei Eugênio, no Centro. A equipe conteve o sangramento e mobilizou o estudante, que seguiu para o hospital com o ferimento estabilizado. 
“A moto, por ser um veículo pequeno e versátil, consegue passar em lugares que um automóvel com quatro rodas não consegue com tanta rapidez. E as retomadas de velocidade também são mais ágeis”, afirmou o cabo do Corpo de Bombeiros, Jorge Maurício dos Santos. 
A atuação dos motociclistas de resgate ocorre, principalmente, nos horários em que o trânsito é mais caótico na cidade. "O objetivo principal do serviço resgate é agilizar o processo de atendimento do Corpo de Bombeiros. Com a facilidade que as motos têm de transitar, reduzimos o tempo de espera neste atendimento”, explicou o tenente Fabrício Eduardo Dalfior. 
No kit da moto resgate estão talas para mobilização, respirador artificial e um desfibrilador portátil, usado em caso de parada cardíaca. “O primeiro atendimento é fundamental. Como somos os primeiros a chegar ao local da ocorrência, preparamos a vítima para a chegada da unidade de resgate, que efetuará um atendimento mais eficaz", ressaltou o cabo Paulo Henrique de Moraes. 
Os bombeiros acreditam que as motos conseguem ser quatro vezes mais rápidas que as viaturas, dependendo do local do resgate. E quando se trata de salvamento, a rapidez é essencial. “A pessoa que entra em parada cardiorrespiratória, com cinco minutos sem respirar, ela fica com sequelas no cérebro que são irreversíveis. Com este atendimento mais rápido, conseguimos reduzir este tempo de espera”, concluiu o tenente Fabrício.

Fonte: G1.com  

Add to Google
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/