CET implanta faixa de ônibus na Sumaré sem desativar motofaixa
por G1
Carros têm apenas duas faixas para circular na avenida da Zona Oeste. Prefeitura de SP tinha anunciado desativar motofaixa nesta segunda.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou nesta segunda-feira (18) uma faixa exclusiva de ônibus na Zona Oeste de São Paulo antes de apagar a sinalização da motofaixa. A administração municipal tinha anunciado que a faixa para as motos seria desativada para dar lugar à destinada ao transporte coletivo, que tem 3,9 km e passa pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann.
Nesta manhã, os motociclistas continuavam utilizar a motofaixa e os motoristas ficavam restritos a apenas duas faixas, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Os coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos dos corredores citados, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Motofaixa A motofaixa que funciona próximo ao canteiro central se estende por 3 km em cada sentido das avenidas Sumaré e Paulo VI, desde a Praça Marrey Junior até a Rua Lisboa. Segundo a companhia, a implantação dessa faixa exclusiva não representou um aumento da segurança dos motociclistas. Um levantamento da CET mostra que houve um aumento de 152% na quantidade de acidentes com vítima envolvendo motocicletas.
Embora em 2012 nenhum motociclista tenha morrido nas avenidas Sumaré e Paulo VI, eles se envolveram em 58 acidentes de trânsito com vítima contra 23 ocorrências registradas em 2006, ano de implantação da motofaixa. Em contrapartida, serão implantados bolsões para a espera semafórica para motocicletas e bicicletas, do Projeto Frente Segura, nos principais cruzamentos das avenidas Sumaré, Paulo VI e Antártica.
Esses bolsões serão implantados entre a faixa de pedestres e os automóveis.
A nova faixa exclusiva de ônibus passará pelos seguintes trechos:
- Na Av. Antártica, logo após a Rua Barão de Tefé até a Praça Marrey Junior;
- Na Av. Sumaré, em toda a sua extensão;
- Na Av. Paulo VI, em toda a sua extensão;
- Na Av. Henrique Schaumann, no trecho entre a Avenida Paulo VI e a Rua Cardeal Arcoverde.
Fonte: G1.com
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Carros têm apenas duas faixas para circular na avenida da Zona Oeste. Prefeitura de SP tinha anunciado desativar motofaixa nesta segunda.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou nesta segunda-feira (18) uma faixa exclusiva de ônibus na Zona Oeste de São Paulo antes de apagar a sinalização da motofaixa. A administração municipal tinha anunciado que a faixa para as motos seria desativada para dar lugar à destinada ao transporte coletivo, que tem 3,9 km e passa pelas avenidas Antártica, Sumaré, Paulo VI e Henrique Schaumann.
Nesta manhã, os motociclistas continuavam utilizar a motofaixa e os motoristas ficavam restritos a apenas duas faixas, como mostrou o Bom Dia São Paulo. Os coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos dos corredores citados, de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Motofaixa A motofaixa que funciona próximo ao canteiro central se estende por 3 km em cada sentido das avenidas Sumaré e Paulo VI, desde a Praça Marrey Junior até a Rua Lisboa. Segundo a companhia, a implantação dessa faixa exclusiva não representou um aumento da segurança dos motociclistas. Um levantamento da CET mostra que houve um aumento de 152% na quantidade de acidentes com vítima envolvendo motocicletas.
Embora em 2012 nenhum motociclista tenha morrido nas avenidas Sumaré e Paulo VI, eles se envolveram em 58 acidentes de trânsito com vítima contra 23 ocorrências registradas em 2006, ano de implantação da motofaixa. Em contrapartida, serão implantados bolsões para a espera semafórica para motocicletas e bicicletas, do Projeto Frente Segura, nos principais cruzamentos das avenidas Sumaré, Paulo VI e Antártica.
Esses bolsões serão implantados entre a faixa de pedestres e os automóveis.
A nova faixa exclusiva de ônibus passará pelos seguintes trechos:
- Na Av. Antártica, logo após a Rua Barão de Tefé até a Praça Marrey Junior;
- Na Av. Sumaré, em toda a sua extensão;
- Na Av. Paulo VI, em toda a sua extensão;
- Na Av. Henrique Schaumann, no trecho entre a Avenida Paulo VI e a Rua Cardeal Arcoverde.
Fonte: G1.com
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