terça-feira, 15 de abril de 2008

Seria cômico se não fosse trágico

por Jovi - MotosCustom.com.br

Estava lendo no Jornal da Tarde de 15/04/2008(versão impressa) que em 2006(muito atrasado) morreram 338 motociclistas, destes apenas 65 eram efetivamente Moto Boys.

Porém o jornal oculta a quantidade de motos que haviam emplacadas na capital no mesmo ano. Em um comparativo, comentam que em Abril/2007 eram 470 mil motos na capital e que em Abril/2008 já são 600 mil motos. Digamos que em Dezembro/2006 então a frota fosse de 400 mil motos, sinceramente o percentual de acidentes fatais com motos em relação a frota estimada no meu ponto de vista é muito baixo. Embora ainda seja lamentável que pessoas morram no trânsito Paulista.

O país esta de queixo caído com o total de cerca de 80 mortos por Dengue no Rio de Janeiro. Os mortos em conflitos por terras no norte do país devem ser mais significativos. Porém são assuntos que nada conheço, não deveria nem comparar.

No país inteiro morreram 6,8 mil motociclistas em 2006. Agora sim um número muito mais expressivo. Porém, novamente o jornal oculta a frota nacional de motos no período de 2006, portanto o percentual de acidentes é impossível de calcular. O problema sempre é mostrado de forma mascarada.

Entra em cena a política, com discussões sobre mudanças que se julgam necessárias para a mudança desse quadro. Se este empenho fosse dedicado à todos os problemas nacionais que resultam em mortes de pessoas eu entenderia perfeitamente o interesse da máquina pública em criar soluções.

Mas com as estatísticas de aumento de frota, as arrecadações recordes de cada ano, as empresas que vendem acessórios, peças e motos com lucros bastantes expressivos, eu fico sempre com um certo receio de que a preocupação do Governo não é comigo ou com qualquer outro motociclista.

A situação precisa mudar, disso ninguém discorda. Mas a forma como estão propondo as mudanças, criando novos problemas, chega a parecer uma grande piada. Seria cômico se não fosse trágico. 


Em discussão no tópico:
http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?p=5367