quinta-feira, 24 de junho de 2010

Em SP, 260 veículos são multados por falta de inspeção

por AE - Agência Estado

Há mais de um mês, o carro da autônoma R.M., de 42 anos, está encostado na garagem. A proprietária esqueceu de fazer a inspeção veicular e agora usa transporte público para trabalhar. Prefere deixar o veículo em casa para evitar engrossar as estatísticas de motoristas multados em R$ 550 por dirigirem carros sem vistoria. Entre setembro e 16 de junho, 260 dos 1.695 condutores abordados em fiscalizações em São Paulo foram autuados. "Prefiro andar de ônibus a levar uma multa dessas. Mas já marquei a inspeção", diz a autônoma.

As multas foram aplicadas em 94 comandos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, responsável pelo programa, em parceria com a Polícia Militar. A inspeção que verifica a emissão de poluentes tornou-se obrigatória neste ano para toda a frota e deve ser feita 90 dias antes do prazo final para licenciar o veículo.

Outros problemas. As operações da PM e da secretaria, no entanto, não se restringem à verificação da realização da inspeção veicular. Enquanto os fiscais da Prefeitura se ocupam dessa parte, os policiais observam outras possíveis irregularidades, como habilitação vencida e falta de manutenção. E o número de multas por esses e outros problemas superaram a quantidade de motoristas autuados por dirigirem sem terem feito a inspeção veicular: 861.

"Checamos outros problemas, como se fosse uma abordagem normal. Vemos as condições do veículo e a situação do condutor, tanto administrativa quanto criminal", explica Paulo Sérgio de Oliveira, capitão do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).

O diretor técnico do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP), Antonio Gaspar de Oliveira, considera positiva a intenção da Polícia Militar. "Se não tiver comando e multa, o motorista continuará rodando na cidade."  Add to Google
Em discussão no tópico:http://motoscustom.com.br/forum/