quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Experiência com a renovação de CNH

por Jovi Marcos (opinião pessoal sobre o processo de renovação da CNH)

Estive no Poupa Tempo da Praça da Sé em São Paulo para renovar minha CNH, chegando na recepção fui informado de que deveria ter agendado e portanto não poderia ser atendido e que a agenda estava lotada para os próximos 10 dias.

O senhor que me prestou a informação também disse que para agendar, seria apenas via site do Detran/SP, uma senhora ao meu lado dizia: "Não sei usar esse negócio de Internet!", o atendente respondeu: "Só assim, para agendar...". Acho que essa senhora se não tiver alguém para ajuda-la terá muita dificuldades de resolver isso...

Já de volta em casa, entrei no site do Detran/SP para agendar... dentre várias opções havia a possibilidade de agendar para a cidade de Cotia/SP no Ciretran para o dia seguinte, escolhi essa...

Protocolo de agendamento gerado, dizia apenas para comparecer ao Ciretran escolhido com cópia de RG, CPF, CNH e comprovante de residência... na hora marcada. Cheguei no dia seguinte com 30 minutos de antecedência e uma mulher que falava que maneira grosseira apenas disse para me dirigir a uma porta à esquerda no final do corredor, ela mal olhou para o papel.

Na porta indicada duas mulheres conversavam, uma com o notebook e a outra na mesa, discutiam sobre um relacionamento de uma amiga que havia terminado... entreguei o papel e a moça de forma só respondeu: "CNH e cópia de comprovante de residência", ok... entreguei o solicitado, e uma terceira mulher entrou na sala... começaram a discutir sobre manicure... uma mostrou para a outra como estavam as unhas e discutiram os preços para fazer a mão... a que segurava meu protocolo esticou a perna para poder mostrar os pés para a que havia chegado por último... isso causa um certo nervosismo em quem esta ali esperando para ser atendido... mas na parede estava escrito: "Desacatar servidor público no exercício de suas funções é crime..."

Esperei a conversa terminar calmamente... bem calmamente... ela então me entregou um protocolo e disse para me dirigir a outra sala... quando me dirigia a essa sala notei que a mulher que estava com o notebook estava no Facebook. Ela se levantou e foi para a mesa dela... lá havia um computador e o notebook aberto no Facebook ficava ao lado do micro.

Na outra sala uma outra mulher começou os procedimentos, tirar fotos digitais e todas as impressões digitais. Na mesa dela, também havia um computador e um notebook, adivinhem... aberto com o Facebook. Por duas vezes enquanto a máquina processava as digitais ela deu uma espiadinha no Facebook, isso comigo na mesa... concluído... voltei na primeira mulher e ela disse que eu devia ir fazer o exame médico que ficam em frente ao Fórum... eu perguntei a ela onde ficava... mais uma vez ela respondeu: "Em frente ao Fórum", parece engraçado não é mesmo? Insisti e expliquei que era novo na cidade e não sabia onde ficava o Fórum... ela disse nessa mesma rua... genial... um nível de precisão enorme... sai da sala com o protocolo do exame na mão e solicitei informações a um policial da Guarda Municipal, ele me explicou que o Fórum ficava na mesma rua a cerca de 1.000 metros dalí...

Nossa, como faz sol... que calor... andei até a clínica e lá fui recepcionado por uma garota... gentil e atenciosa, pegou o protocolo, deu entrada no sistema e me pediu para aguardar... a médica logo me chamou... fiz o exame que recolheu mais algumas impressões digitais e voltando a recepção a garota deu baixa no processo no sistema e me cobrou a taxa de R$61,00 do exame. Ela me devolveu os papéis e disse que eles deviam ir para "minha pastinha", não entendi, mas elogiei o atendimento dela e sai.

Voltei ao Ciretran, dessa vez na subida... ao chegar na recepção a mulher grosseira não estava lá... então fiquei na fila... quando cheguei ao balcão na minha vez a pessoa me disse que devia ir ao Banco do Brasil pagar uma taxa de R$91,00 e apresentar um formulário que vendia na Papelaria da esquina juntamente com uma pastinha de cartolina que ficaria com eles para guardar o processo. Perguntei onde era o Banco e a papelaria e a mulher me explicou que o Banco ficava a 10 metros depois da Clínica onde fiz o exame. Pô, paciência tem limite... perguntei por que não me disseram isso antes... e ela tentou explicar que a informação seria dada pela mulher grosseira se eu tivesse passado por lá antes... eu respondi que falei com ela... ela sorriu e disse:



Isso é Brasil, sinto muito!


Ouvir isso de um servidor público no exercício de suas funções não tem preço... lamentável... chega realmente ser triste... isso sim é um crime!

Sai dali e fui ao Banco do Brasil, mais 2.000 metros de ida e volta... a essa altura o sol de meio dia é implacável... voltei e já passei na Papelaria...

Pedi o formulário e a pastinha... a mulher me entregou uma cópia (vulgarmente conhecida como Xerox) de um formulário que foi feito no Word, ridículo que poderia ser feito a mão e uma pastinha que era uma cartolina cortada em A3 (o dobro de uma folha sufite) dobrada ao meio sem nada, lisa... o total R$2,00. Uma cópia a R$1,00 e a cartolina dobrada R$1,00.

Parecia uma piada de muito mal gosto... mas é sério... o formulário:



Voltei no Ciretran e pedi para a mulher grosseira uma caneta para preencher o "formulário", ela disse que não podia emprestar por que só tinha uma e sugeriu perguntar para as pessoas se alguém poderia me emprestar, apontando para um senhor japonês que tinha uma no bolso... o senhor já estava alí... nervoso...eu que não vou mexer com o velho samurai... eu olhei no balcão e na outra extremidade havia um porta canetas com uma caneta dentro... fui até lá, peguei a caneta e preenchi o formulário.

Voltei a grosseira e mostrei para ela a "minha pastinha"... sem maldade... ela conferiu os documentos e preencheu um protocolo de papel ridículo... seguido de um: "Volte em 15 dias úteis".

Para passar por esse processo tem de ter paciência, por que como dizia o ditado se tiver "força" você termina por matar alguém...



Add to Google
Em discussão no tópico: http://motoscustom.com.br/forum/