Honda Fan Club conta história da marca no Brasil
Com quase 30 anos trabalhando na Moto Honda da Amazônia, Issao Mizoguchi - atual presidente da companhia - foi o engenheiro responsável pela nacionalização da CBR 450 SR, modelo lançado na década de 80 e que trazia características esportivas. Neste projeto, segundo o engenheiro e hoje presidente Mizoguchi, o maior desafio foi adequar o chassi e a suspensão da moto para as condições das estradas brasileiras. Derivado da CB 450, a versão esportiva incorporou carenagem integral inspirada na superesportiva CBR 600.
A CBR 450 SR, fabricada entre 1989 e 1994, é um dos 43 modelos que fazem parte do Honda Fan Club, espécie de museu que reúne as motocicletas da marca nipônica no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), localizado em Indaiatuba, interior de São Paulo.
A inauguração do Fan Club Honda faz parte das comemorações dos 15 anos de atividades do CETH, que desde sua inauguração já difundiu conhecimentos para mais de 500 mil motociclistas. O museu resgata a história da evolução da marca, instalada no País na década de 1970, e da indústria de duas rodas nacional. No museu é possível ver desde a CG 125, de 1976, a primeira moto Honda produzida no País, até modelos ML, Turuna, Today, Fan até chegar na Titan. Outros destaques ficam para as famílias XL/XLX (125, 250, 350 e Sahara) e CB 400/450/500. Detalhe: em 1980 a Honda iniciou a produção, em Manaus (AM), da CB 400, única motocicleta nacional acima de 180 cilindradas. Três anos depois chegava a versão 450 e as versões Custom e Esporte.
A lendária CBX 750, lançada em 1987, foi por um bom tempo o veículo oficial de Issao Mizoguchi no final da década de 80 e início da década de 90. Batizada de “sete-galo”, a moto atingia em primeira marcha os 80 km/h, que era o limite de nossas estradas, sua velocidade máxima era 215 km/h. Com a abertura das importações o modelo deixou de ser produzida em 1994. Mas o ronco do motor tetracilíndrico ainda é considerado um dos mais belos e até hoje não sai do imaginário de milhares de motociclista que viveram a fase romântica do motociclismo nacional.
Para os mais observadores, há em uma das paredes uma foto de Ayrton Senna sobre uma NX 150. O pôster foi autografado pelo campeão mundial de F1 e foi um presente ao então presidente da Honda, Kensuke Fukatsu. “Além de contribuírem para que conquistássemos a confiança e admiração dos consumidores por sua qualidade e vanguarda tecnológica, estes modelos certamente fazem parte da história de vida de muitos brasileiros.
Com 29 anos de empresa tenho muita satisfação por fazer parte da história Honda e do mercado de motocicletas brasileiro, que se confundem com a história da minha vida”, conclui o presidente da Honda.
Fonte: Zuun 
Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Vereadores de SP criam lei para homenagear 'cake designers' e motoclubistas
Por Estadão.com.br - São Paulo ganhou mais uma dezena de datas comemorativas na semana passada.
Novas leis sancionadas no sábado, 20, pelo presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT), criaram dias para homenagear os motoclubistas, o bairro de Vargem Grande, um tipo específico de jiu-jítsu e até os "cake designers" - profissional de confeitaria especializado em criação e decoração artísticas de bolos e confeitos temáticos para festas, conforme a própria lei explica.
O pacote de dez novas leis que acrescentam datas ao calendário oficial da cidade havia sido aprovado no último mês, junto com outros projetos de autoria dos vereadores.
Como o prefeito Fernando Haddad (PT) não sancionou as leis no prazo de 15 dias previsto pela legislação, a tarefa ficou a cabo do presidente do Legislativo. Nessa leva, também foram criados o Dia da Música Cristã e do Defensor Público (confira a lista completa abaixo).
As justificativas para a criação das novas homenagens são várias. "Os responsáveis pela confeitaria são hoje, pelo nível de exigência do mercado, mais que confeiteiros. São artistas, inclusive premiados em concursos e certames dentre os que detém a técnica e a criatividade para atender e superar todas as expectativas de seus clientes. Requisitados para criarem bolos absolutamente originais pretendem ser reconhecidos não como confeiteiros, sem qualquer demérito à classe, mas como Cake Designers", escreveu o vereador Goulart (PSD) na justifica do projeto que reservou o dia 2 de maio para homenagear os confeiteiros paulistanos.
Já o vereador Adilson Amadeu (PTB), autor do projeto que homenageou os motoclubistas (pilotos de moto que costumam se reunir em clubes para longas viagens), explica que os "motociclistas estradeiros" são reconhecidos como "exemplo de comportamento e por possuírem baixo índice de envolvimento em acidente". Além disso, segundo Amadeu, vários motoclubes "possuem como um de seus objetivos a realização inúmeras ações sociais", razão pela qual a criação da homenagem é de interesse público e deveria ser aprovada pela Câmara.
Atualmente, São Paulo tem 302 datas comemorativas no seu calendário oficial de eventos, sem contar ainda as novas dez sancionadas anteontem. Todas elas foram criadas por leis aprovadas pelos 55 vereadores paulistanos. Nesse grupo, estão o dia do Árbitro Esportivo (11 de setembro), o dia dos Atores em Dublagem (29 de junho), o dia do Colunista Social (8 de dezembro) e até o Dia da Conquista pelo Brasil de seu Tetracampeonato (17 de julho).
Confira as novas datas comemorativas criadas neste fim de semana:
- Dia do Cake Designer
- 2 de maio
- Projeto Velocult
- primeira quinzena de março
- Encenação Cultural da Paixão de Cristo
- durante a Semana Santa
- Dia da Música Cristã
- 30 de setembro
- Dia do Morganti Jiu-Jítsu
- 2 de abril
- Dia do Defensor Público
- 19 de maio
- Copa dos Campeões Universitários
- durante o mês de novembro
- Dia de Vargem Grande
- 5 de junho
- Evento Limpa Brasil - Let´s Do It - São Paulo
- finais de semana de outubro
- Dia do Motoclubista - 5 de agosto

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Bandeira enrosca em corrente de moto e torcedor morre em São José
por G1 Vale do Paraíba e Região
Um torcedor do São Paulo morreu na madrugada desta quinta-feira (18) enquanto comemorava a classificação do time na Taça Libertadores da América na região central de São José dos Campos.
Para comemorar a vitória do São Paulo contra o Atlético Mineiro por 2 a 0, que garantiu o clube paulista nas oitavas de final da Libertadores, o torcedor amarrou uma bandeira do time no pescoço e saiu de moto pelo bairro Vila Maria. Segundo o Corpo de Bombeiros, a bandeira teria enroscado na corrente da moto e puxado o corpo do homem, que caiu e bateu com a cabeça na roda do veículo.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, mas informou que quando chegou ao local a vítima já estava em óbito. O corpo foi encaminhado para perícia.

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Detran-CE realiza novo procedimento para renovação de CNH
por G1/CE
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ce) já realiza novo procedimento para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para substituição da Permissão Para Dirigir (PPD) pela CNH definitiva. O órgão tem ainda enviado carta ao usuário avisando sobre o prazo de renovação do seu documento.
Segundo o Detran-CE, já foram postadas 21 mil correspondências, sendo 15 mil para portadores de PPD e seis mil para quem estava com sua CNH prestes a vencer. Nesta semana, serão encaminhadas mais 68 mil cartas aos que estarão com o documento a se vencer nos próximos três meses.
No caso da substituição da habilitação provisória pela definitiva, não será mais preciso o usuário se dirigir ao Detran-CE. O órgão envia a correspondência informando sobre o vencimento da PPD, junto com um boleto para quitação da taxa de R$ 45,60. Mas só poderá fazer isso quem cometeu uma infração leve ou uma média, aqueles que cometerem infração grave ou gravíssima terão de repetir todo o processo.
Após o prazo de oito dias do pagamento, a CNH definitiva é entregue pelos Correios, lacrada em envelope de segurança. O Detran-CE recomenda a atualização do endereço residencial junto ao órgão se necessário.
Com essa medida, a expectativa é de que 10.500 pessoas deixem de circular por mês nas unidades de atendimento do Detran-CE, em Fortaleza e no interior do Ceará.
Renovação
Na correspondência aos usuários que têm de renovar a sua CNH, além de lembrar da data do vencimento, o Detran-CE encaminha anexado o boleto da taxa de renovação no valor de R$ 115,54, para ser quitado também na mesma rede bancária credenciada. Após o pagamento da taxa, o usuário ainda tem de comparecer ao Detran-CE, mas reduz pela metade o tempo de atendimento.

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Começa a obra de duplicação da Régis
por Estadão.com.br
Empreiteira inicia abertura da mata para entrada de máquinas; trabalho em trecho mais problemático da BR-116 deve ir até 2017.
A duplicação da Serra do Cafezal, último trecho de pista simples da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que liga São Paulo ao Sul do País, começou para valer sem alarde. Ontem, motosserras de uma contratada faziam a abertura da mata espessa para a entrada de máquinas e equipamentos.
A limpeza do traçado teve início na altura do km 334, no bairro do Cafezal, limite de Juquitiba com Miracatu. A duplicação de 19 quilômetros no trecho central da serra, do km 344 ao km 363, deve ser concluída apenas em 2017. O trecho é recordista em acidentes nos 402,6 quilômetros entre São Paulo e Curitiba e, por isso, a estrada ficou conhecida como "rodovia da morte".
A empresa informou ter cumprido as condicionantes ambientais para a duplicação, previstas na licença concedida em janeiro. E informou que a supressão vegetal é preparatória para as obras de engenharia. Paralelamente à retirada da mata, a empresa realiza o resgate de flora e fauna ameaçadas de extinção. O projeto prevê 4 túneis e 36 pontes e viadutos para reduzir o impacto na Mata Atlântica.
Ao todo, serão oito quilômetros de pista aérea e dois de subterrânea. Na subida, sentido São Paulo, a rodovia terá três faixas e estrutura para receber, no futuro, uma quarta faixa. Na descida, sentido Curitiba, serão duas faixas, com base para a terceira.
Para diminuir o impacto ambiental, a segunda pista terá cinco quilômetros fora do eixo da estrada atual. O traçado vai contornar um maciço de serra e mata que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. O desvio, do km 358 ao km 363, vai formar uma "ilha" de mata, cercada pelas duas estradas, mas os viadutos sobre pilares elevados evitarão o confinamento da fauna.
O material retirado de 1,8 km de túneis será usado em aterros. As obras consumirão 130 mil m³ de concreto. A pista antiga será restaurada e ganhará reforço com concreto asfáltico. Alguns trechos serão refeitos para redução de curvas e declives. A obra tem custo estimado em R$ 700 milhões.
Crítica
A duplicação implicará na supressão de 113,8 hectares de floresta, dos quais 34 em Área de Proteção Ambiental (APP), mas está prevista a recuperação de matas degradadas na mesma região. Entidades de meio ambiente contestam o projeto.
A SOS Manancial encaminhou documento ao Ibama comparando a duplicação da Régis à construção da nova pista da Imigrantes. Para a entidade, o projeto da Imigrantes adotou 100% de obras de arte para preservar a mata, enquanto na Régis o índice de obras de arte é inferior a 50%, aumentando os cortes e aterros na região serrana.

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Motocicletas representam 90% dos veículos roubados em Timon/MA
por G1/MA
O roubo de motocicletas surpreende, em Timon. Os veículos são usados para a prática de novos crimes ou são revendidos em cidades vizinhas, por um preço bem abaixo do que é cobrado no mercado.
De acordo com a Polícia Militar, as motocicletas representam 90% dos veículos roubados em Timon. Até março deste ano, 44 veículos, incluindo motocicletas e carros, foram roubados na cidade. O número é 22% menor do que o registrado pela PM no mesmo período do ano passado.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, 19.331 motocicletas circulam pelas ruas de Timon. A frota é um grande atrativo para os assaltantes.
Para a Associação dos Mototaxistas da cidade, a categoria é a mais afetada com os assaltos. Muitos chegam a desistir da profissão. “Porque muitos não condição de comprar outra moto, então eles vão depender da localização da sua moto. A gente não tem como distinguir quem estamos carregando”, explicou José Bezerra da Silva Júnior, vice-presidente da Associação dos Mototaxistas de Timon.

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/
Novidade nas regras de trânsito troca multas por advertências
por G1/DF
Começa a valer em Brasília uma novidade nas regras de trânsito. O motorista que cometer infração leve ou média depois de um ano inteiro sem multas, vai receber apenas uma advertência, um aviso para que ninguém esqueça que atenção no trânsito é sempre muito necessária.
Um ano inteiro dirigindo direitinho, mas há duas semanas chegou uma multa. Edson dos Santos estacionou em local proibido. “Quando realmente você pega multa com certeza pesa no bolso. Você tira para pagar a multa, sendo que poderia pagar outras coisas”, afirma o motorista.
Ele não sabia, mas a multa não será cobrada graças a uma regulamentação do Código de Trânsito. O motorista vai receber apenas uma advertência, nada de cobrança nem pontos na carteira.
O perdão só vale para o motorista que cometeu infração leve ou média. Entre as infrações leves, com direito a anistia, estão dirigir sem o documento do veículo e usar buzina por um longo período. R$ 53,20 e três pontos na carteira deixam de ser aplicados.
Entre as infrações médias que podem ser perdoadas estão dirigir com o braço para fora do carro e ultrapassar pela direita. São R$ 85,13 e quatro pontos na carteira que serão ignorados.
Para ter a multa perdoada, o motorista não pode ter sido multado nos últimos 12 meses nem ter tido a carteira de habilitação suspensa ou cassada. Os Detrans de cada estado é que vão colocar a norma em prática. Em Brasília a medida já está valendo.
O sistema foi preparado para fazer um cruzamento de dados. “Decorrido o período de 30 dias da emissão da notificação de autuação, o cidadão não precisará vir ao Detran e nem acessar qualquer tipo de site para poder requerer esse direito. Ele terá automaticamente a sua multa convertida em advertência”, afirma o diretor-geral do Detran/DF, José Alves Bezerra.
De acordo com o especialista David Duarte, onde o Detran ainda não se adaptou à regra a pessoa pode solicitar o direito. Para ele, a anistia não é um estímulo a impunidade. “Advertência não deixa de ser, de certa forma, uma penalidade, para lembrá-lo que ele cometeu uma infração e que desta vez passa, mas da vez seguinte ele será punido com multa”, afirma.
Com o perdão das multas, o Detran do Distrito Federal calcula que pode deixar de arrecadar cerca de R$ 12 milhões por mês.

Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/