sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Motoqueiros são condenados por matar membros da própria gangue no Canadá

por BBC News

Disputa interna de poder levou à massacre de oito membros da gangue Bandidos em 2006.

Seis membros da gangue de motoqueiros Bandidos foram considerados culpados pela morte de oitos membros da mesma gangue, em 2006, por uma corte canadense, no pior caso de assassinato em massa na província de Ontário. O motivo do massacre teria sido uma disputa interna de poder entre duas bases.

A Bandidos é a segunda maior gangue de motoqueiros do mundo, atrás apenas da Hell's Angels, da Califórnia.

Os assassinos eram da facção da cidade de Winnipeg, onde a gangue estava subordinada à direção da base dos Estados Unidos. As vítimas eram da facção de Toronto, que contava com o apoio do braço escandinavo da gangue.

O júri demorou pouco mais de um dia para chegar ao veredicto que incluiu 44 condenações por assassinato doloso e 4 por assassinato culposo.

Os homens foram mortos a tiros em um celeiro na província de Ontário, depois de um deles, John "Boxer" Muscedere, ter sido traído por seu melhor amigo Wayne Kellestine.

Os corpos foram encontrados no dia 8 de abril de 2006, em três carros e um caminhão guincho perto da cidade de Shredden, a 14 quilômetros do celeiro.

Ironicamente, várias das vítimas - que eram suspeitas de assassinato em outro caso - estavam sob vigilância da polícia de Ontário apenas algumas horas antes de serem mortas.

Divisão

O motivo apontado para o massacre foi uma divisão interna entre as diferentes facções dos Bandidos no Canadá.

A facção de Toronto tinha apoio do braço escandinavo mas não era reconhecida pela chefia da gangue no Texas.

Peter Edwards, um jornalista canadense do Toronto Star e especialista no caso, falou sobre a organização da Bandidos: "Os motoqueiros da facção de Winnipeg, em Manitoba, eram protegidos pelos da de Toronto, mas não eram considerados membros plenos da gangue".

Os assassinos foram liderados por Michael Sandham, um ex-soldado e policial que se tornou presidente da facção de Winnipeg.

Atraídos para a morte

Os assassinos atraíram as vítimas para o celeiro dizendo que iam resolver a disputa. Quando a polícia chegou ao local, encontrou manchas de sangue e pedaços de carne humana entre os restos de uma festa de motoqueiros - garrafas de cerveja em uma mesa e bandeiras nazistas e confederadas na parede.

Kellestine e seus cinco companheiros foram presos. Eles foram julgados três anos depois.

A principal testemunha da acusação foi outro membro da gangue, conhecido apenas como MH, que depôs sobre os eventos que levaram ao massacre.

MH, da base de Winnipeg, disse que o plano original era expulsar os membros de Toronto da gangue, mas que Kellestine decidiu que seria preciso matá-los.

Com o massacre e a condenação dos assassinos, a gangue praticamente deixou de existir no Canadá. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Chip com informações de veículo será obrigatório só em 2014

por Naiana Oscar - Jornal da Tarde

Denatran apresentou nesta 5ª dados sobre implantação do sistema, antes previsto para novembro de 2011

SÃO PAULO - O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu que a instalação dos chips de identificação de veículos vai ser obrigatória a partir de 2014. Antes, estava previsto que o sistema seria adotado até novembro de 2011, no entanto, com a definição da tecnologia nesta quinta-feira, 29, o prazo precisou ser estendido para que não se tornasse inviável. A resolução deve ser divulgada oficialmente na terça-feira, 3.

Com a instalação do sistema, o Denatran espera que os municípios brasileiros não tenham mais desculpas para não se adaptarem ao Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). O modelo de aparelhagem que será usado ainda não foi definido pois a empresa que vencer a licitação do governo é quem vai estipulá-lo.

O chip será instalado na dianteira do veículo e trocará informações com antenas. Os dados serão enviados para uma central e, quando um veículo irregular ou sem chip passar pelo "portal", será imediatamente identificado. Em suma, funcionará como uma placa eletrônica. Trará todas as informações sobre o veículo: licenciamento, multas, IPVA, inspeção veicular.

Metade da capacidade do chip será usada para armazenar informações públicas e a outra metade poderá ser "explorada" pela iniciativa privada. Empresas de estacionamento podem usá-lo para controlar o acesso e fazer cobrança por cartão de crédito. Além desses dados, o município poderá atribuir outras funções. No caso de São Paulo, considerada uma das três pioneiras na implantação do sistema com Rio e Brasília, as informações vão ser usadas para fiscalizar o rodízio de veículos, por exemplo.
 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Motoqueiro morre ao cair em buraco na zona leste de SP

por Ricardo Valota, da Central de Notícias

Condutor sofreu traumatismo craniano e morreu no local; buraco tinha sido aberto pela chuva

SÃO PAULO - Um motoqueiro morreu na manhã desta terça-feira, 27, ao cair em um buraco aberto pela chuva e perder o controle de sua moto na Mooca, zona leste de São Paulo.

O condutor caiu na Rua Dianópolis, próximo à Rua Capitão Pacheco Chaves. Segundo os bombeiros, ele sofreu traumatismo craniano e morreu no local.
 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Veículos apreendidos correm risco de virar sucata em SP

por Marcelo Godoy, de O Estado de S.Paulo - Ernesto Rodrigues/AE

Roubo, furto, desmanche e vandalismo ameaçam aos 30 mil carros que estão em 38 pátios na capital

SÃO PAULO - Carros apreendidos pela polícia desaparecem, pegam fogo ou são desmanchados nos 38 pátios particulares onde deviam estar protegidos. Muitos se tornaram sucata. Há casos de veículos apreendidos sem boletim de ocorrência. Estimam-se em pelo menos 30 mil os carros, motos e caminhões expostos a esses riscos.



Enquanto isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aguarda há meses que as delegacias de São Paulo enviem uma lista do que pode ser leiloado. Há pátio em área de proteção ambiental e estacionamento que a polícia diz ainda usar, mas que o dono não vê a hora de fechá-lo, pois não aguenta mais ter de dar explicações pelos furtos de peças.

Para os pátios vão veículos roubados e furtados, carros com chassi adulterado, com dívida de IPVA, com multas não pagas ou envolvidos em irregularidades e crimes de trânsito. O Estado visitou alguns desses lugares e constatou o abandono desses veículos, o desmanche e até a destruição de carros.

O problema chegou ao Ministério Público Estadual, que abriu duas investigações sobre o caso: uma na Promotoria do Meio Ambiente e outra no Grupo de Atuação Especial e Controle Externo da Atividade Policial (Gecep). A lista de pátios foi fornecida pela própria polícia. A pedido do Gecep, cada Delegacia Seccional informou os lugares usados pelos distritos policiais que lhe são subordinados.

Houve quem listasse até estacionamentos usados no passado, mas que estão fechados. Esse é o caso do Pátio Tatine. "Ele está fechado há mais de três anos", disse o comerciante José Manoel Botana Iglesias, de 52 anos, que foi dono do lugar. O comerciante mantém ainda um pátio na Rua Eugênio Falk, na região do Ipiranga, zona sul. Ali, em 5 de fevereiro, 43 veículos foram depenados por ladrões. Os bandidos pularam o muro do terreno e levaram capô, tanques de combustível, portas e peças de motor.

O pior, segundo ele, não são os furtos, mas o fato de ser alvo de processos por apropriação indébita. Por ser depositário fiel dos veículos, ele é responsabilizado por tudo o que some em seu terreno - Iglesias é alvo de 12 ações. Cansado, o comerciante resolveu fechar o pátio. Desde fevereiro, ele tenta livrar-se dos cerca de 700 veículos que lotam o terreno, mas a polícia diz não ter para onde levá-los. E fica tudo do mesmo jeito.

Situação semelhante ocorre com o maior pátio da lista, o Santo Amaro. Ele foi interditado em dezembro de 2008 pelo Departamento de Uso do Solo Metropolitano (DUSM), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Às margens da Represa do Guarapiranga, o pátio foi fechado porque ocupa área de proteção ambiental - haveria risco de contaminação da represa. O lugar também não teria alvará do DUSM - o dono do pátio recorreu da decisão.

Sumiço

Há o caso do sumiço dos carros do pátio que fechou sem a polícia saber. Ele ficava na Rua Tapera, na Vila Nova Curuçá, zona leste da capital. Em 2008, policiais da Delegacia de Repressão a Roubo e Furto de Carros foram lá apanhar um Monza que devia ser leiloado. "Infelizmente, a equipe designada para a missão não logrou localizar o automóvel, mas apresentou relatório dando mostras da caótica situação daquele imóvel, em completo abandono, ao que parece desde o falecimento do responsável", relataram.

Em outro caso, sumiram um Ômega e um Gol. Os investigadores revistaram seis terrenos usados na guarda de veículos sem sucesso. O relatório dos policiais diz que num terreno "havia ainda alguns veículos em seu interior, contudo não se tratando do Ômega e do Gol".

Chamado pelo Gecep para dar explicações na Justiça , o delegado Gilson Cezar Pereira da Silveira, que até a semana passada cuidava no Detran da regulamentação de pátios, resumiu a situação. "Enquanto tudo vai bem, tudo bem; quando surgem os problemas, "vamos arrumar a casa": essa é uma expressão que nós utilizamos."

Leilões

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, para se livrar dos veículos que lotam os 38 pátios usados pela polícia na capital, a ideia é leiloá-los. O delegado Gilson Cézar Pereira da Silveira revelou o plano em depoimento à Justiça. "O Estado tem de ter um depósito para isso. Ao menos a secretaria tem de prover a Polícia Judiciária de um local que ela possa colocar (os veículos)", disse ele no depoimento.

Silveira afirmou que o Detran entregou o plano à secretaria em julho. Ele saiu do Detran após a mudança na direção do órgão, no dia 9.Como a polícia não tem para onde levar os carros, a solução para o imbróglio seriam os leilões. Mas, segundo o delegado, as delegacias enviaram até agora "de uma forma muito tímida, quantidades pequenas de veículos".

O policial admitiu que nos pátios existem "veículos remontados, um em cima do outro, sucata". O policial disse ter sabido que, num pátio, havia veículo "apreendido sem BO, que não se tem continuidade em inquérito policial". "Eu falei para o meu diretor (o delegado Ruy Estanislau Silveira Melo): aqui está terrível", disse Silva.
 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

domingo, 25 de outubro de 2009

Inspeção veicular será mais rígida para motociclistas

por Redação Revista Mundo Moto

Algumas motos fabricadas em 2002 correm o risco de não circular em 2010

De acordo com a Cetesb a frota de motos cresce 8% ao ano. Elas emitem entre 10 e 12 vezes mais poluentes do que veículos automotores. "Em 2007, as motos, foram responsáveis por 17% de todo o monóxido de carbono emitido na atmosfera de São Paulo. E isso leva em conta também a emissão das indústrias", comenta o engenheiro da Cetesb Olímpio Melo Alvares.

Segundo o engenheiro, a s indústrias ficaram muito tempo sem se preocupar com a emissão dos gases poluentes. Com o lançamento do Programa de Controle da Poluição do Ar por motos (Promot) o assunto voltou à tona. "Hoje motos novas são muito menos poluentes."

Entre as motos fabricadas em 2002, somente poderão circular normalmente em 2010, aquelas que emitirem um percentual de 7% de monóxido de carbono. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

sábado, 24 de outubro de 2009

Governo planeja usar verba de multa para reduzir pedágio

por Jornal Folha de São Paulo - Alencar Isidoro

Contratos de rodovias federais com gestão privada preveem essa possibilidade. Proposta diz respeito à arrecadação com multas aplicadas pelos radares de velocidade;especialistas divergem sobre legalidade.

O Governo Lula (PT) planeja repassar a arrecadação com multas de trânsito de radares às concessionárias de rodovias federais - e,com isso, fazer ajustes contratuais que reduzam ou evitem reajustes pedágio.

Essa possibilidade consta dos contratos que repassaram 2.600 km de estradas do páis à gestão privada e que começaram a valer há um ano e meio.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) confirma a intenção de adotar a medida,que pode atingir rodovias como Régis Bittencourt e Fernão Dias,mas não dá prazo.

A primeira etapa para que a proposta saia do papel é a implantação dos radares de controle da velocidade pelas próprias concessionárias federais - provalvemente em 2010.

Um total de 177 equipamentos já deveria estar funcionando, mas a ANTT prorrogou a exigência sob a justificativa de fazer estudos mais completos.

O plano de repassar a receita de multas às concessionárias é controverso,mais ainda com a intenção de interferir na tarifa de pedágio - "com vistas à modicidade tarifária" e ao " reequilíbriu econômico-financeiro".



Os contratos de concessão de rodovias federais preveem reajuste anual do pedágio,com base no IPCA(índice oficial de inflação,calculado pelo IBJE).

"Não somos contra a penalização do usuário que infrigiu a lei. Mas esse dinheiro tem que ser usado pelo poder público para melhorar a segurança viária. Repassar para a empresa pode abrir a margem para questionamentos sobre a indústria da multa", critica Luiz Arthur Cane, do Movimento Brasileiro de Motociclistas - categoria que também paga pedágio na malha federal concedida. Advogados ouvidos pela Folha fazem avaliações diferentes sobre a proposta do governo.

José Almeida Sobrinho avalia haver "um desvirtuamento de finalidade" da arrecadação com multas - que, afirma ele, tem que ser destinada a "projetos específicos" do trânsito. Para Cyro Vidal, entretando, não há problema legal.

Ele interpreta que a tarifa de pedágio é paga para prover uma via segura, sinalizada e fiscalizada. E que, por isso, a ultilização da verba das multas para subsidiála atende à exigência de investir em ações como sinalização e educação de trânsito.

O repasse às concessionárias afirma a ANTT, pode ser realizado não apenas como forma de "manter a modicidade tarifária" como também com exigências "que melhoram a segurança" viária, como obras, campanhas e projetos que não eram previstos inicialmente nos contratos. "Não existe desvirtuamento de função pois sempre se procurará aumento da segurança", diz a ANTT. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

1.000.000 de assinaturas

por Revista ISTO É

A ONG Movimento Brasileiro de Motociclistas começa a colher em todo o país um milão de assinaturas para encaminhar ao Congresso uma emenda popular contra a cobrança de pedágio para veículos de duas rodas. Argumenta que as motos já contribuem com R$ 259,04 para o DPVAT, enquanto os carros pagam R$ 93,87. e promete reunir 50 mil motociclistas em Brasília.

Visite: http://www.mbmbrasil.org.br/ 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DER terá que indenizar proprietário de moto por não cancelar multas de clonagem

por TJRJ

O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio (DER-RJ) foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais ao proprietário de uma moto que teve sua placa clonada, recebeu multas e foi proibido de realizar a vistoria. Para a desembargadora Vera Maria Van Hombeeck, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, houve inércia do DER em proceder ao cancelamento das multas, trazendo ao proprietário do veículo aborrecimentos desnecessários.

Em 2006, Daniel Vieira Rebelo Rodrigues não conseguiu agendar a vistoria da sua moto em virtude da existência de várias infrações de trânsito relacionadas ao seu CPF. Ele descobriu que as multas haviam sido aplicadas no município de Aperibé, próximo a Santo Antônio de Pádua, local distante da sua residência e do seu trabalho.

Feita a devida notícia crime à autoridade policial, a moto clonada foi apreendida e seu condutor preso em flagrante. Por meio de um mandado de segurança, o autor conseguiu o cancelamento das multas e a realização da vistoria.

"Sendo assim, o proprietário não havia cometido qualquer conduta ilícita, pois a clonagem foi praticada por terceiros. No entanto, após a apresentação de recursos administrativos, instruídos com cópia do auto de prisão em flagrante que noticiava a clonagem do veículo, caberia ao DER, destinatário dos recursos, cancelar ou suspender a cobrança das infrações, a fim de verificar a legalidade das informações do recorrente", afirmou a desembargadora na decisão. O DER ainda poderá entrar com recurso. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conama aprova inspeção veicular em todo o País

por AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou ontem a obrigatoriedade da inspeção veicular em todo o País. Atualmente, somente Rio de Janeiro e São Paulo têm programas para fiscalizar a emissão de gases dos carros, embora há 13 anos exista regulamentação que permite a instalação desse tipo de controle. Para garantir que a resolução não fique apenas no papel, o colegiado determinou que somente vão poder ser licenciados carros que passem pela vistoria ambiental, a exemplo do que já ocorre na capital paulista.

A resolução determina que todos os Estados do País e os municípios com frota superior a 3 milhões de veículos criem Planos de Controle de Poluição Veicular (PCPV) - um projeto no qual são incluídas diretrizes sobre quem vistoriar, como e com que periodicidade. O plano tem de estar pronto em 1 ano, a contar da data da publicação da resolução. A partir disso, as autoridades terão mais 18 meses para iniciar as inspeções veiculares. Aqueles que desejarem podem fazer um período de testes, com duração máxima de um ano. Nesse intervalo, avaliações podem ser limitadas ou sem penalidades para carros reprovados nas vistorias.

Os Estados também devem definir a área de abrangência do plano. Isso pode incluir cidades com frota de todas as dimensões. "Tudo vai depender das características de cada local, das prioridades das autoridades ambientais. Se a autoridade quiser, ela pode, por exemplo, instalar o plano em todo território do Estado", explicou o assessor da secretaria executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Volney Zanardi Júnior. Os PCPVs devem ser periodicamente analisados, para se avaliar o impacto da medidas adotadas.

Para a secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Suzana Kahn, a resolução aprovada no Conama representa um instrumento importante para a melhoria da qualidade do ar no País. "De nada adianta estabelecermos padrões do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar) para veículos novos, se a frota antiga continua a rodar, emitindo padrões além do que seria ideal." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Motoqueiros interditam 4 faixas da Marginal do Pinheiros

por SOLANGE SPIGLIATTI - Agencia Estado

SÃO PAULO - Um grupo de motociclistas interditou por volta das 13 horas de hoje quatro das cinco faixas de rolamento da Marginal do Pinheiros, próximo da Ponte do Morumbi, na zona sul de São Paulo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio foi causado após uma colisão entre duas motos. O garupa de uma delas teve ferimentos leves e foi socorrido pelo corpo de bombeiros. O outro motociclista envolvido no acidente fugiu do local.

Após a colisão, os motociclistas que passavam pela via começaram a se acumular e acabaram interditando a pista sentido Interlagos, provocando congestionamento na região.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bomba em motocicleta fere 28 pessoas na Tailândia

por REUTERS - Reportagem de Surapan Boonthanom

YALA, TAILÂNDIA - Uma bomba foi detonada nesta segunda-feira em um mercado lotado na tensa região sul da Tailândia, ferindo 28 pessoas no mais recente ataque numa área predominantemente muçulmana.

Um soldado e três civis ficaram seriamente feridos quando a bomba, escondida em uma motocicleta, foi detonada à distância no mercado de Yala, uma das três províncias em fronteira com a Malásia e parte da região tomada pela violência separatista.

A polícia afirmou que outras 24 pessoas ficaram feridas. A explosão aconteceu após um recente aumento no número de ataques a civis, tropas e postos de controle do Exército na região, que anteriormente era uma área muçulmana malaia independente.

As províncias ricas em borracha, a apenas algumas poucas horas das regiões mais turísticas do país, foram anexadas à Tailândia budista em 1909 e tensões separatistas têm se elevado desde então, fomentadas por operações do Exército e falhas do governo em prender as pessoas por trás do assassinato de muçulmanos.

Apesar de empregar dezenas de milhares de policiais, soldados e guardas de segurança na região, o governo fez poucos progressos no controle da instabilidade, para o qual nenhum grupo alegou ser responsável. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Guarda Civil é preso por cobrar R$ 100 para não multar

por Solange Spigliatti - Central de Notícias

Motociclista deu R$ 50 ao GCM para não receber multa e depois levou delegado para pagar mais R$ 50

SÃO PAULO - Um guarda civil metropolitano foi preso na tarde de quinta-feira, em Santa Barbará d'Oeste, a cerca de 130 km de São Paulo, acusado de cobrar R$ 100 para deixar de aplicar uma multa em um motoboy, que havia cometido uma infração de trânsito.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o motoboy foi abordado pelo GCM durante a manhã e entregou R$ 50,00 e depois seguiu até a delegacia, dizendo que havia combinado de entregar o restante do dinheiro durante a tarde.

O delegado foi junto com a vítima e, no momento da entrega, prendeu J.L.T., de 42 anos, em flagrante. Ele vai responder por concussão.
 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

Rossi lidera treino livre da MotoGP na Austrália

por AE - Agencia Estado

Piloto italiano lidera a competição com 18 pontos e mais que seu campanheiro de equipe, Jorge Lorenzo

PHILLIP ISLAND - O piloto italiano Valentino Rossi foi o mais rápido no primeiro treino livre da etapa da Austrália da MotoGP, nesta sexta-feira, em Philip Island. Líder do campeonato, ele fez o tempo de 1min31s032, superando o australiano Casey Stoner, que cravou 1min31s167 e ficou em segundo lugar na sessão.

Atual campeão da MotoGP, Rossi está perto de garantir mais um título. Faltando apenas três etapas para o final da temporada - incluindo a da Austrália -, ele lidera o campeonato com 250 pontos. Tem, portanto, 18 pontos de vantagem sobre o espanhol Jorge Lorenzo, que é o segundo colocado.

Companheiros de equipe na Yamaha, Rossi e Jorge Lorenzo são os dois únicos pilotos que seguem na briga pelo título. Enquanto o italiano liderou o treino livre na Austrália, o espanhol ficou apenas em sexto lugar na sessão desta sexta-feira. Mas eles voltam para a pista neste sábado, quando será definido o grid.

"Começamos muito bem. Estou muito contente por iniciar na frente a disputa em Philip Island, porque é um lugar onde gosto de correr", comemorou Rossi. Enquanto isso, Jorge Lorenzo apontou um mal-estar como justificativa do seu resultado no treino. "Comi algo que não me fez bem", admitiu o piloto espanhol. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ação combate fraude na importação de carros e motos de luxo

por AE - Agencia Estado

Operação Poseidon revela uma suposta organização especializada em fraudes no comércio exterior

SÃO PAULO - A Polícia Federal (PF), a Receita Federal, e o Ministério Público Federal (MPF) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 15, a Operação Poseidon para coibir fraudes na importação de carros de luxo e motocicletas superesportivas. De acordo com a Receita, a investigação teve origem em procedimento fiscal da alfândega de Vitória, revelando uma suposta organização especializada em fraudes no comércio exterior, principalmente no subfaturamento na importação de carros de luxo e motocicletas superesportivas. A Receita Federal estima que o volume de tributos sonegados na importação e no mercado interno, mais as multas cabíveis, atinja R$ 41 milhões.

Além da capital do Espírito Santo, os agentes cumprem mandados de busca e apreensão em São Paulo. As investigações apontam que o suposto mentor e principal beneficiário da fraude seria um tradicional revendedor de veículos importados na capital paulista, que utilizando o esquema reduzia seu desembolso com o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação e sobre as vendas no mercado interno, obtendo lucros muito maiores e concorrendo deslealmente com importadores e comerciantes que operam dentro da lei.

Peça-chave do esquema fraudulento desde o início de 2006, segundo a PF, uma trading com sede no Espírito Santo e filial na cidade de São Paulo, beneficiária do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) - sistema de incentivo à importação -, nacionalizou irregularmente 212 automóveis e 100 motocicletas até março de 2009.

Entre os veículos importados encontram-se os modelos norte-americanos Mustang GT, Corvette, Hummer H3, Pontiac Solstice e Dodge Charger SRT-8, os europeus BMW Mini Cooper, Porsche 911 e Bentley Continental GT e os orientais Lexus RX 350, Nissan Quest e Infinity FX-45 e FX-35. Os participantes do esquema praticaram, em tese, os crimes de formação de quadrilha, descaminho, contra a ordem tributária e contra o sistema financeiro, entre outros.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

Multa a ônibus por direção perigosa cresce 25% em SP

por AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - No primeiro semestre deste ano, a média diária de multas aplicadas a motoristas de ônibus na capital paulista por dirigir sem respeitar as regras de segurança cresceu 25% em relação à média do ano passado. O levantamento foi feito pela reportagem com base nos dados de fiscalização fornecidos pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans).

"É um sinal de que há mais gente transgredindo a lei", disse Saad Mazloum, promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital. Ele é o criador do "Blog do Ônibus", que recebe denúncias de usuários do transporte público. Com base nos depoimentos de passageiros, Mazloum diz não ter dúvidas de que a situação piorou. "E, por isso, deve ser tratada com mais rigor pela Prefeitura."

No primeiro semestre, a SPTrans aplicou 52.841 multas a motoristas e empresas de ônibus. Desse total, 9% foram autuações por "direção perigosa". Em 2008, com 105 mil multas, o porcentual de infrações relacionadas a segurança representava 7,5%. A média diária passou de 21 para 26 autuações do tipo. A maioria das infrações fiscalizadas se refere a intervalo excessivo da linha e desrespeito ao embarque e desembarque. A SPTrans não comentou os dados.

Para o presidente do sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo, Jorge Issao, o porcentual de multas por direção perigosa "é coisa pouca" e não significa que os condutores coloquem em risco a segurança. Ele contesta as multas aplicadas pela SPTrans e diz que os 700 fiscais não são preparados para atuar. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Entenda como é feito o cálculo do IPVA, o imposto dos veículos

Valor do imposto cobrado varia de 3% a 5% em cima do valor base de mercado contido na tabela Fipe

SÃO PAULO - O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para usados pode ficar até 10% mais barato em 2010. A queda deve acontecer poca causa da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. O cálculo do IPVA será calculado com base nos preços de mercado de setembro, último mês do IPI menor.

Entenda como é feito o cálculo do IPVA

- Para veículos usados, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é calculado com base no valor de mercado de setembro de cada ano;

- Em São Paulo esse valor usa como base os preços contidos na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe);

- O valor de imposto cobrado varia de 3% a 5% em cima do valor contido nessa tabela;

- No caso de veículos a gasolina, picapes e biocombustíveis esse porcentual é de 4%;

- Já para carros movidos a álcool e a gás, o porcentual é de 3%;

- Após a queda brusca nos preços dos veículos usados e novos no fim do ano passado, por causa da crise, o governo de São Paulo alterou a lei que calcula o imposto para permitir a redução do valor de referência, caso haja queda brusca nos preços.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Só carros 2009 e 2010 ficarão fora de inspeção em São Paulo

por Daniel Gonzales, Jornal da Tarde

Carros mais antigos terão parâmetros diferenciados de análise, que serão definidos em Brasília, no dia 20

SÃO PAULO - A inspeção veicular ambiental será obrigatória, a partir do próximo ano, para mais de 6 milhões de carros, motos, ônibus e caminhões que compõem a frota paulistana - e não apenas para os carros fabricados entre 2003 e 2008, como ocorreu neste ano. Apenas os carros de 2009, que já ficaram de fora da inspeção neste ano, e de 2010 estarão livres da inspeção no ano que vem. Motos, caminhões e ônibus de qualquer ano já fazem a vistoria. As novas regras vão inserir cerca de 3,5 milhões de carros anteriores a 2002 na análise - o grupo que mais polui, segundo especialistas.

Para que sejam aprovados, os "velhinhos" terão de emitir níveis máximos de poluentes conforme uma tabela que já está pronta e será votada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão do Ministério do Meio Ambiente, no dia 20. Já aprovada pela Câmara Técnica de Controle e Qualidade e pela assessoria jurídica do Conama, a tabela de emissões foi feita com base numa minuta elaborada pela Prefeitura de São Paulo, que solicitou ao ministério parâmetros de poluentes para os veículos antigos - incluindo os de anos de fabricação anteriores a 1979. A informação foi confirmada por um integrante do Conama. Dados da prefeitura do Rio, que também já realiza a vistoria, foram levados em consideração.

Um carro com ano de fabricação entre 1980 e 1988, por exemplo, poderá emitir até 5% de monóxido de carbono entre os gases que saem do motor. Naqueles fabricados de 2006 em diante, para efeito de comparação, o porcentual cai para no máximo 0,3%. Já os limites de emissões de hidrocarbonetos para carros a gasolina serão unificados: 700 partes por milhão para todos os carros fabricados até 2002 (incluindo os da década de 1960 e anteriores).

A determinação de que a totalidade da frota da capital passe pela inspeção em 2010, independentemente do ano de fabricação, consta em portaria do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, publicada no dia 19 no Diário Oficial da Cidade.

BARULHO

Há ainda outra mudança na vistoria prevista para 2010: serão analisados, além dos gases, os níveis de ruído emitidos pelos veículos. Os critérios dessa avaliação também dependem de votação do Conama, sem data definida. Enquanto isso, deverão ser adotados valores definidos pelas montadoras.

Nesse caso, microfones posicionados perto do motor e do escapamento farão a medição. "Possivelmente o teste não terá poder de reprovação no ano que vem - e sim de orientação", diz Eduardo Rosin, diretor executivo da Controlar, empresa responsável pela vistoria na capital. A reprovação por excesso de barulho começaria a valer apenas em 2011.

A proposta de resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente prevê que veículos para até nove passageiros poderão emitir no máximo 95 decibéis na dianteira e 103 decibéis na traseira, perto do motor e do cano de escape. "O grupo de trabalho do Conama que produziu a resolução contou com representantes de organizações não-governamentais, dos Ministérios de Meio Ambiente e das Minas e Energia e das prefeituras de São Paulo e Rio, além de outros técnicos especializados na área", explicou um representante do Conama. As discussões começaram no dia 22 de setembro.

Rosin também afastou a possibilidade de ocorrer uma sobrecarga no sistema, no próximo ano. Segundo ele, os 14 postos de vistoria já existentes são capazes de absorver a demanda extra para o ano que vem. "Os computadores são ligados em rede. Basta enviarmos uma atualização e, em segundos, os postos já podem receber carros de qualquer ano."

A empresa promete, porém, aumentar o número de postos para 30, até o fim de 2010, para dar mais opções aos motoristas. O de Pirituba (zona norte) começa a funcionar agora em outubro. No início de 2010, estarão operando as unidades Raposo Tavares 1 e 2; Morumbi 1 e 2 (próximas do Terminal João Dias); Vila Medeiros 1 e 2 (zona norte) e Casa Verde (zona norte, mais especificamente na Avenida Engenheiro Caetano Álvares).

OUTRAS CIDADES

Outros municípios da Região Metropolitana também podem adotar a vistoria já no ano que vem. Tudo depende de legislação estadual e federal específicas, segundo Rosin. A Controlar já foi sondada por prefeituras da região do Grande ABC.

PARÂMETROS TÉCNICOS EM ANÁLISE

Os níveis de poluentes máximos que os veículos poderão emitir, segundo proposta de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do Ministério do Meio Ambiente, e que devem ser adotados na inspeção paulistana em 2010:

Monóxido de carbono (em % dos gases, carros a gasolina, álcool e flexíveis)

Todos até 1979: 6%

De 1980 a 1988: 5%

1989: 4%

1990 e 1991: 3,5%

De 1992 a 1996: 3%

De 1997 a 2002: 1%

De 2003 a 2005: 0,5%

De 2006 em diante: 0,3%

Hidrocarbonetos (sempre considerando partes por milhão)

Carros a gasolina

Todos até 2002: 700

De 2003 a 2005: 200

De 2006 em diante: 100

Carros flexíveis

De 2003 a 2005: 200

De 2006 em diante: 100

Os valores para ruídos também deverão ser definidos pelo Conama. Mas há dúvidas sobre a sua adoção, sobretudo no próximo ano. Os técnicos propõem:

Carros e veículos para até nove passageiros derivados de automóveis poderão emitir no máximo 95 decibéis na dianteira e 103 na traseira, junto do motor e do cano de escape. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

DER-SP cancela multas de radar por falta de lacre

por Felipe Oda, Jornal da Tarde

Ipem não acha erros na medição, mas aparelhos desrespeitam norma

SÃO PAULO - As multas aplicadas por radares móveis, modelo speed control 2, em algumas rodovias paulistas, entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro, serão canceladas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER). O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP) realiza hoje a fiscalização de oito equipamentos na capital.

A medida foi tomada após denúncia, feita na segunda-feira, pela Rádio Bandeirantes, afirmando que dois radares speed control 2 da empresa Fiscaltech, instalados na Rodovia Roberto Magalhães Teixeira, altura do km 49, em Valinhos, e na D. Pedro I, no km 142, município de Campinas, estariam multando por excesso de velocidade até mesmo os motoristas que trafegavam dentro do limite.

No entanto, a fiscalização do Ipem-SP verificou que os equipamentos não apresentavam erros na medição da velocidade, mas irregularidades na lacração. O produto, que é homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), poderia ser manipulado sem que o lacre de segurança fosse rompido, o que possibilita fraudar a velocidade captada para a aplicação de multas. Os aparelhos foram interditados e recolhidos pela instituição.

"Os radares não estão de acordo com a portaria publicada no dia 25, que determina modificações na selagem. Ela garante um grau maior de inacessibilidade aos dispositivos de regulagem dos equipamentos e dificulta fraudes", afirma Valmir Ditomaso, diretor técnico do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização do Ipem-SP.

Ditomaso não descarta a possibilidade de a empresa ter manipulado os radares. Ciente da posição do Ipem-SP, o DER decidiu suspender as multas aplicadas no período entre a publicação das novas normas de lacração e uma semana após denúncia na emissora de rádio. O departamento calcula que 17 speed control 2 operem no Estado.

PRAZO

Gilberto Crozeta, gerente de Contratos da Fiscaltech, explica que os radares interditados ainda "estão no prazo para atualização", mas não soube informar datas. "A portaria foi publicada no dia 25, ainda temos um tempo para fazer as alterações na selagem exigidas pelo Inmetro. Nossos equipamentos são homologados (pelo Inmetro) e aferidos a cada 12 meses pelo Ipem." A empresa também opera barreiras eletrônicas na capital para a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Equipes de wheeling e freestyle agitam o Salão Duas Rodas

Evento na capital paulista terá ainda mais emoção com shows diários de pilotos patrocinados pela Pro Tork que radicalizam nas modalidades

Siqueira Campos (PR) – O Salão Duas Rodas promete fortes emoções aos seus visitantes durante sua realização, entre 7 e 12 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo. Além de reunir as melhores empresas do ramo, possibilitando grandes negócios em uma super feira, o evento irá oferecer ao público shows alucinantes de wheeling e freestyle.

A Pro Tork Alto Giro, melhor equipe de wheeling da América Latina, terá a honra de abrir a programação nesta quarta-feira, às 15h45. A apresentação consiste na realização de diversas manobras radicais praticadas com motos de todos os tamanhos, onde o piloto supera a lei da gravidade, procurando um desafio cada vez maior.

“Estamos muito ansiosos, já que esta é a primeira vez que participamos do evento. Preparamos um show inédito, com muitas manobras diferenciadas e ainda efeitos especiais. Queremos começar com o pé direito e levar a galera a loucura com o espetáculo”, afirmou o atleta Gustavo Silva.

Quem também marcará presença nesta edição é o tri-campeão da Copa Brasil de Freestyle, Gilmar “Joaninha” Flores. O sul-mato-grossense, primeiro brasileiro a realizar o temido back flip, manobra em que o atleta dá um giro de 360º graus com a moto sobre seu próprio eixo, garante aos visitantes que irá radicalizar.

“Estarei com o experiente Jorge Negretti para a realização de grandes apresentações. O público terá a oportunidade de ver muita coisa legal e irá se impressionar com as manobras, o show está imperdível. Convido a todos a nos prestigiar”, comentou o piloto que é patrocinado pela Pro Tork.

Programação dos shows de wheeling e freestyle:

Quarta - feira 07/10

15h45 - Pro Tork Alto Giro Show
19h - Pro Tork Alto Giro Show
20h15 – Joaninha Pro Tork Show

Quinta - feira 08/10

15h45 - Pro Tork Alto Giro Show
18h - Pro Tork Alto Giro Show
21h - Joaninha Pro Tork Show

Sexta - feira 09/10

17h30 - Pro Tork Alto Giro Show
19h45 - Joaninha Pro Tork Show
20h30 - Pro Tork Alto Giro Show

Sábado 10/10

16h - Pro Tork Alto Giro Show
17h15 - Joaninha Pro Tork Show
19h10 - Pro Tork Alto Giro Show
21h - Joaninha Pro Tork Show

Domingo 11/10

16h40 - Joaninha Pro Tork Show
17h20 - Pro Tork Alto Giro Show
19h30 - Joaninha Pro Tork Show
20h20 - Pro Tork Alto Giro Show

Segunda - feira 12/10

14h - Pro Tork Alto Giro Show
14h30 - Joaninha Pro Tork Show
17h - Pro Tork Alto Giro Show
18h - Joaninha Pro Tork Show 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Abraciclo crê em fim da crise e projeta vendas melhores

por MICHELLY CHAVES TEIXEIRA - Agencia Estado

SÃO PAULO - A percepção de que a crise ficou para trás levou a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) a projetar vendas 21% maiores entre outubro e dezembro, comparativamente ao terceiro trimestre deste ano, para 507.133 unidades. No entanto, a estimativa para o exercício de 2009, de 1.670.000 motocicletas vendidas, traduz uma baixa de 18% ante 2008, provocada pela falta de crédito durante os momentos mais agudos da crise financeira global.

O presidente da entidade, Paulo Takeuchi, observa que a estimativa para 2009 fica em linha com as vendas de 2007. "A crise chegou ao fim e o País está em crescimento. O mercado de motocicletas se mostra bastante promissor, especialmente ao se considerar a injeção de R$ 14 bilhões na economia com o 13º salário e a maior oferta de crédito", afirmou Takeuchi, durante coletiva no Salão Duas Rodas, que abre amanhã ao público e vai até 12 de outubro.

Para a produção, a expectativa da Abraciclo é de aumento de 20% ante o terceiro trimestre, para 529.632 unidades nos três meses finais de 2009. A projeção para o ano, por outro lado, mostra um declínio de 24%, para 1.657.400 unidades produzidas.

Hoje, a Abraciclo divulgou também o desempenho do setor em setembro, quando as vendas em atacado ficaram estáveis sobre agosto, totalizando 147.240 unidades comercializadas. Ao confrontar os números com setembro de 2008, vê-se uma baixa de 21%. A produção em setembro subiu 2,3% em relação a agosto, para 159.075 motocicletas fabricadas. Sobre igual mês de 2008, a baixa é de 24%. Quanto aos emplacamentos no mês passado, avançaram 2% ante agosto, para 139.793 novas motos nas ruas. "Já é muito positivo o fato de a produção estar avançando gradativamente", destacou Takeuchi. Do lado das exportações, seguem como as mais afetadas. Em setembro, as remessas de motocicletas ao mercado externo caíram 26% na comparação com agosto. Sobre setembro, o declínio é bem mais pronunciado, de 71,5%.

Isenções tributárias

O grande desafio que se coloca, agora, para a Abraciclo é o fim de incentivos fiscais que alavancaram o setor. Em setembro, por exemplo, venceu o prazo para a isenção da Cofins, que agora passa à alíquota de 3%. O presidente da associação diz que vai retomar as negociações com o governo. "Estamos levantando os dados necessários para apresentar ao governo os benefícios que o alívio tributário trouxe ao setor", afirmou, destacando que não se pode mensurar o aumento dos preços das motocicletas em razão do término do benefício fiscal, pois isso depende da estratégia comercial de cada fabricante. "Alguns devem repassar gradualmente ou postergar o repasse do tributo ao consumidor", exemplificou. Outro benefício que vigorou até setembro foi a isenção do ICMS no Amazonas. Em dezembro, também expiram incentivos relacionados ao IPVA e à taxa do Suframa.  

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Lorenzo lidera primeiro treino da MotoGP em Portugal

por AE - Agencia Estado

ESTORIL - O espanhol Jorge Lorenzo liderou com tranquilidade a primeira sessão de treinos livres da MotoGP no circuito do Estoril, em Portugal. Nesta sexta-feira, ele estabeleceu sua melhor volta em 1min37s185, superando por 0s359 o compatriota Daniel Pedrosa, segundo colocado.

Líder do campeonato, o italiano Valentino Rossi ficou em terceiro, com 1min37s606. Casey Stoner, de volta às pistas depois de passar três corridas afastado, terminou em quarto. O australiano faz uma dieta especial para recuperar-se de um problema de saúde ainda não diagnosticado que diminuiu sua resistência.

A etapa de Portugal, no domingo, será a 14ª das 17 previstas na temporada. Rossi tem 237 pontos, contra 207 de Lorenzo. Pedrosa, com 157 e Stoner, com 150, ainda têm chances matemáticas de conquistar o título - restam 100 pontos em jogo. 

Add to Google


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/