terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Indian Motorcycles mostra nova linha e prepara lançamento no Brasil

Amantes de motos custom clássicas, regozijai-vos! Ao que tudo indica, a marca americana Indian Motorcycles dará as caras no Brasil em 2014 (após pelo menos seis décadas de ausência em nosso mercado). A pista está no site americano da marca, onde a opção “Brasil” já aparece no seletor de países. 



Clica-se lá e aparece “em breve”, já em português. É sinal de que a vinda está planejada. E nem será tão difícil: a marca pertence à fábrica de veículos de recreação Polaris, que já opera aqui. Então, é mesmo questão de tempo. A Indian, aliás, está com a corda toda. Recentemente divulgou um divertido comercial caçoando de sua eterna rival Harley-Davidson (veja em http://tinyurl.com/mq9skgf). E, na semana passada, lançou uma nova geração, a linha 2014, durante o encontro de motociclistas de Sturgis - um dos dois maiores do mundo, ao lado do evento de Daytona. 

Na prática, são três versões de um mesmo modelo, a Indian Chief - o mais importante da história da marca. A versão Classic é a básica, mas nem por isso é simples. Tem os tradicionais para-lamas envolventes e arredondados, mas não traz de fábrica quaisquer acessórios - é a “bandida” da linha. Vai brigar com as Harley Sportster 1.200 e mesmo algumas Dyna. 

A Vintage é mais clássica: tem visual retrô, franjas no banco tipo sela, alforjes de couro e para-brisa, rivalizando com Road King e Heritage Classic. É a que eu quero ter quando eu crescer... 

Já a Chieftain é a mais completa: vem com baús laterais de fibra, carenagem dianteira tipo “morcegão” com piscas embutidos e sistema de som. Coisa para gente grande, que costuma comprar as Harley Electra ou Street Glide. Todas as Indian Chief têm modernidades como ABS, ignição sem chave (apenas por aproximação), lanterna traseira de leds e painel digital. E também o mesmo motor Thunder Stroke de 1.819cm³, com estimados 130cv de potência e 15,8kgfm de torque, desenvolvido pela Indian para a linha 2014. Ou seja, é tudo novo de verdade.

Importadas, as motos custariam por aqui entre R$ 60 mil e R$ 80 mil. Com montagem em Manaus (algo obrigatório para quem quer ser realmente competitivo), os valores cairiam para R$ 40 mil a R$ 60 mil, batendo de frente com os das Harley vendidas aqui - que é o que interessa. A Indian é a única marca no planeta a rivalizar de verdade com a Harley-Davidson quando o assunto é moto custom. Foi fundada em 1901, dois anos antes da concorrente, e fez motos na cidade de Springfield, Massachussets, até 1953, quando faliu. Depois disso foi negociada sucessivas vezes, mas só voltou a decolar em 2011, quando foi comprada pela Polaris. Atualmente a produção é feita em Spirit Lake, no Iowa. Fonte: Extra      Add to Google
Visite o fórum e participe dos debates: http://motoscustom.com.br/forum/