quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Número de motocicletas supera o de automóveis no Tocantins

por G1/TO, com informações da TV Anhanguera

O Tocantins está entre os dez estados com o maior número de motocicletas, de acordo com levantamento baseado em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).  Dos 530.085 veículos, 160 mil são carros de passeio e 260 mil são motos. Em Gurupi, no sul do estado, são 16 mil carros e 18 mil motos, conforme informações do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran).

Os preços mais acessíveis são um dos principais motivos que levam o consumidor a adquirir uma moto, como conta o vendedor Gustavo Fernandes. “Porque é mais fácil no trânsito e mais fácil você comprar. Pra você ir trabalhar, é muito mais ágil, sem falar que estacionar também.”

Em meio a esses benefícios que facilitam o dia a dia, o estudante Marcus Vinicius Barros optou também pela motocicleta. “Fica mais acessível. Gasto uma porcentagem menor de combustível do que se eu tivesse um carro. Tem também a facilidade de estar transitando no cento da cidade.”

Acidentes

E com o aumento de motocicletas, cresce também o número de acidentes. Somente em 2012, no Tocantins foram registrados 2980 acidentes, 1154 envolvendo automóveis e 1527 motocicletas. O lavrador Marcos Conceição faz parte das estatísticas. Ele foi vítima de dois acidentes de moto. “A primeira vez foi numa rotatória, o cara pegou na contramão e peitou em mim, essa vez, foi numa rotatória, ele deu seta para entrar e não entrou e eu me acidentei.”

Em Gurupi, no ano passado 1121 pessoas sofreram acidentes de motos.  O superintendente de trânsito do município, David Garcia, diz que é preciso maior consciência dos motoristas. “O condutor antes de comprar a moto não tira sua CNH [Carteira Nacional de Habilitação]. Compra devido à facilidade e começa a andar pelas ruas de Gurupi”, diz ele, acrescentando que, como o motociclista não está preparado, o número de acidentes cresce. “O indivíduo, está nele, respeitar as normas para ter um trânsito com mais civilidade.”

Fonte: http://goo.gl/8FDJOP    


Add to Google
Visite o fórum e participe dos debates: http://motoscustom.com.br/forum/