terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Número de mortes no trânsito cresce no país

por RENATA GIRALDI - da Folha Online, em Brasília

Pesquisa realizada pelo Ritla (Rede de Informação Tecnológica Latino Americana) e divulgada nesta terça-feira mostra que aumentou 19% o número total de mortes no trânsito em todo país, entre 1994 a 2006. Com base em atestados de óbitos registrados nos 5.564 municípios e dados do Ministério da Saúde, o estudo indica ainda que os números passaram de 29.527 para 35.146.

Conforme o estudo Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros 2008, as principais causas de mortes no trânsito envolvem carros e camionetes, além motocicletas e pedestres. Segundo a pesquisa, o aumento de vítimas associadas a motos aumenta a cada ano --a partir de 2002.

Proporcionalmente, segundo a pesquisa, o Estado que apresenta maior percentual de mortes de trânsito foi o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e Santa Catarina. Já entre os 47 locais que registraram maior número de mortes estão: São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro.

O estudo indica também o que o coordenador da pesquisa, Julio Jacobo, chama de "interiorização" da violência. Números elevados de mortes e vítimas foram identificados no interior do país e não apenas nas capitais.

Rigor


O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, confirmou que o governo estuda meios de aumentar o rigor na aplicação de multas de trânsito e demais penalidades. Segundo ele, o esforço é para evitar o aumento da violência nas rodovias e pistas de todo o país.

Barreto afirma que uma das alternativas avaliadas é elevar o valor das multas de tal forma que se aproxime do que ocorre em vários países europeus --nos quais as multas chegam a ser proporcionais ao valor do automóvel, por exemplo.

Para o secretário, o aumento de vítimas envolvendo motocicletas tem relação direta com a elevação da frota. Ele disse que atualmente as motocicletas são utilizadas como transporte para os mais diversos serviços, registrando a "popularização" do veículo.  


Em discussão no tópico:
http://motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?p=3043